Está circulando na imprensa um comunicado do UDC – União dos Caminhoneiros do Brasil prometendo uma nova paralisação dos caminhoneiros para depois do feriado da Independência. O porta voz do UDC é Salvador Edmilson Carneiro, filiado ao PT de Riachão do Jacuípe na Bahia. Ele diz que a iniciativa foi de um membro do grupo do UDC no facebook mas que ele apoia a ideia e postou um vídeo informando que no dia 12 de setembro estará em Brasília e vai acampar na sede da ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres para exigir a aplicação da tabela mínima de fretes.
Informa que estará acompanhado de várias lideranças nacionais, dentre elas Gilson Baitaca, candidato pelo Partido Socialista do Brasil a deputado estadual pelo Mato Grosso. O seu slogan é “Somos todos caminhoneiros”. Outra liderança que vai estar em Brasília é Wallace Landim, conhecido como Chorão, que aparece como candidato pelo Podemos de Goiás, embora a candidatura aparece num site como aguardando julgamento.
A UDC que está sendo veiculada pela mídia, inclusive agências de notícias importantes como a Reuteurs e a própria Folha de São Paulo, é na realidade um movimento que surgiu depois da paralisação de maio dos caminhoneiros e que tinha em torno de 500 seguidores no face até aparecer na imprensa nas últimas 48h. Criada há poucos meses a página ganhou mais de 400 seguidores nos últimos 30 dias.
Curiosamente, praticamente não existem registros da UDC na imprensa, a não ser nas últimas 48h. Na página do grupo aparece publicidade de alguns produtos a venda para caminhoneiros, em posts e fotos, no mesmo espaço que chamam para ocupação da ANTT conforme o modelo do MST. Tem também a divulgação de camiseta e uma sessão de descarrego.
Os caminhoneiros autônomos são teoricamente representados por inúmeros sindicatos e tem até uma Confederação. Conforme o Estradas.com.br apurou em movimentos passados, a maioria dos caminhoneiros não acredita nos sindicatos e seus supostos representantes. Esta foi uma dificuldade encontrada pelo Governo nas negociações porque não sabia quem realmente representava a categoria.
A última paralisação não foi de toda categoria mas sim de parcela dos caminhoneiros autônomos. Os motoristas empregados somente paravam por temor de seguir em frente, devido as ameaças e agressões que culminaram com a porte de um caminhoneiro em Rondônia. Muitos autônomos também paravam por medo da violência dos piquetes. Muitos dos que estavam nos pontos chave sequer tinham habilitação de caminhoneiro, conforme apurou a PRF. Na pauta do movimento não constava nenhuma exigência de aumento de salário e redução de jornada, tão comum nas paralisações de empregados, o que confirmou que o movimento não era em prol desses profissionais mas para atender empresas, embarcadores e autônomos que desejavam a redução do diesel.
Ao divulgar o comunicado da UDC sem apurar de fato sua importância e eventual interesses políticos que estão por trás, a grande imprensa cria uma tensão em toda sociedade de forma irresponsável, em período eleitoral.
É importante lembrar que se na paralisação dos caminhoneiros em maio boa parte da opinião pública foi simpática ao movimento, mas com as consequências e aumento da crise econômica depois da paralisação a reação da sociedade não será a mesma, até porque fica evidente pelo perfil das lideranças que ameaçam uma nova paralisação que há interesses políticos pessoais envolvidos. O que já tinha ficado claro em maio em vários casos mas a justa revolta dos motoristas pelas péssimas condições de remuneração e aumento dos custos, foi a brecha que os oportunistas de plantão encontraram para usar o movimento.
Seguem os links com os citados na matéria que devem estar em Brasília acampando na ANTT no dia 12 de setembro:
Salvador Edmilson Carneiro (Dodô) cuja filiação ao PT aparece nesta página – http://riachaodojacuipe.ba.filiaweb.com/filiados/pt e sua página pessoal está aqui
Gilson Baitaca divulgando mais uma das suas candidaturas https://www.facebook.com/gilsonbaitacaoficial/
Wallace Landim – Chorão e sua candidatura sob júdice
https://especiais.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2018/candidatos/go/deputado-federal/wallace-landim-chorao-1900/