Pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira do Sono, que reúne vários médicos especialistas nos distúrbios do sono , confirmou dados que há muitos anos o SOS Estradas defende.

Cerca de 20% dos acidentes que acontecem nas estradas ocorrem por cansaço do motorista e 30% das vítimas morrem em função deles. Esses acidentes são os mais graves. O motorista não esboça reação e a colisão ou capotamento acontece em alta velocidade.

Há uma relação direta entre a velocidade praticada na hora do acidente e suas consequências.

Por isso, preparamos algumas dicas para que você pegue a estrada evite o risco do cansaço ao volante.  Lembre-se como motorista ou passageiro, é preciso ficar sempre atento. Se quem estiver dirigindo o veículo em que você se encontra, mesmo que seja um ônibus, der sinais de cansaço, peça para que dê uma parada para recuperar os reflexos. Afinal, estão todos no mesmo barco, digo veículo. Bom , mas vamos as dicas.

Por isso, observe as dicas abaixo.

1-       Antes de viajar procure dormir bem

2-      Nunca viaje cansado

3-      Evite dirigir mais que 8h horas por dia

4-      Planeje a viagem para evitar dirigir a noite

5-      Descanse 15 minutos a cada 2 horas de direção

6-      Em viagem prefira alimentos leves

7-      Evite viajar sozinho

8-      Reveze com outro motorista a condução do veículo

9-      Pare sempre que se sentir cansado e durma se puder

10-   Não beba nem tome remédios que afetam os sentidos

11-   Mas  em caso de acidente, lemnre-se que as vítimas e seus familiares tem direito ao seguro DPVAT e não precisam de ninguém para ajudar a receber o que é seu direito. Fique de olhos bem abertos para ao menos evitar os aproveitadores da desgraça alheia.