Segundo estimativa do SOS Estradas pelo menos 20% dos acidentes nas estradas brasileiras ocorrem com motoristas cansados e 30% das mortes. Em virtude de noites mal dormidas, muitas horas de direção contínua e stress da viagem, os motoristas entram em processo de fadiga e perdem reflexos, capacidade de identificar risco e reagir. Muitos têm o chamado microsono e dormem ao volante, às vezes para nunca mais acordar.
Trafegando a 100km/h um motorista que demore um segundo a mais para reagir terá percorrido 33 metros, o que pode ser a diferença entre evitar uma colisão e a morte. No caso do motorista que dorme ao volante, a maioria sequer freia e o acidente ocorre na velocidade máxima. Por isso, são acidentes muito violentos que provocam em torno de 50% a mais de mortes que os acidentes mais comuns.
“Pelas estatísticas internacionais, podemos estimar que pelo menos 30% das mortes ocorridas nas estradas brasileiras são em decorrência do cansaço, o que significa em torno de 7.200 das 24.000 mortes que estimamos ocorrem nas rodovias brasileiras todos os anos”, esclarece o Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Alberto Rizzotto.
Caso clássico foi o acidente com ônibus da Itapemirim, ocorrido numa rodovia cearense no Carnaval do ano passado, em que o motorista, faltando poucos minutos para a parada, saiu da pista e caiu num açude, matando todos os 42 ocupantes afogados. O laudo da perícia conclui que ele provavelmente dormiu ao volante.
Recente estudo desenvolvido pela Pamcary, empresa de seguros e gerenciamento de risco, comprovou que, na segunda-feira, apesar de serem expedidas 17% das mercadorias da semana, o índice de acidentes nesse dia é de apenas 5% . Já no sábado, quando são expedidas 5% ocorrem 15% de acidentes. A explicação é que no domingo os caminhoneiros costumam descansar e no sábado estão esgotados.
Estudo realizado pela UNIFESP comprovou, examinando 400 motoristas de ônibus de linhas longas em laboratório do sono que 55% cochilavam alguma vez ao volante, durante a viagem.
Mas o cansaço ao volante não atinge apenas os motoristas profissionais, mas todos que usam as rodovias regularmente ou não. Esse inimigo invisível aparece nas estatísticas disfarçado. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, em 2004 dentre os fatores que contribuíram para os acidentes o excesso de velocidade respondem por 11%, ultrapassagem indevida por 3,2%. Mas a falta de atenção contribuiu em 28% dos acidentes.
O álcool contribuiu para 903 acidentes já os motoristas que comprovadamente dormiram ao volante foram 1.923. “Podemos provar que um motorista está alcoolizado e até puni-lo, mas não podemos provar o cansaço”, lembra Rizzotto.
Nos EUA, em 2003, o estado de Nova Jersey foi o primeiro a considerar crime o acidente provocado por motorista cansado e, dependendo das vítimas, condenar o motorista até a 10 anos de prisão. Nos EUA o NHTSA, órgão responsável pela segurança nas estradas, estima que ocorrem 100.000 acidentes por ano com motoristas cansados, causando prejuízos de U$ 12 bilhões.
Na França, estudo realizado por 4 anos, por iniciativa da Associação de Concessionárias de Rodovias daqueles país, concluiu que 15% dos acidentes ocorrem nas auto-estradas com motoristas cansados, mas esses acidentes representam 34% dos acidentes com vítimas fatais.
No Reino Unido, os 20% de acidentes com motoristas cansados registram média de 50% a mais de mortos e feridos graves que o conjunto dos demais tipos de acidentes. Esses dados estimularam o governo a realizar a seis anos campanhas para evitar que os motoristas dirijam cansados.
Para iniciar o combate ao cansaço dos motoristas o SOS Estradas, junto com várias entidades públicas e privadas, está lançando a campanha: CANSAÇO MATA: TENHA TEMPO PARA UMA PARADA. O objetivo, além de conscientizar os motoristas de medidas simples que podem reduzir acidentes, é colaborar para que as autoridades estejam mais atentas ao problema, inclusive que as polícias rodoviárias procurem aprimorar a coleta de dados para identificar os acidentes causados por motoristas cansados.
Além de cartazes, distribuição de folhetos nas estradas, os interessados poderão acessar na página www.estradas.com.br dicas úteis sobre os riscos do cansaço ao volante , além de estudos realizados no Brasil e exterior sobre o tema.
“Não estamos inventando nada, apenas colocando as dicas que são mais freqüentes nas campanhas realizadas em vários países do mundo”, explica o Coordenador do SOS Estradas.