Apuração do Estradas revelou que infrações do veículo incluem mau estado de conservação, excesso de peso e traseira arqueada, entre outras
Somente no dia da tragédia, que resultou na morte de 41 pessoas na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), foram aplicadas pelo menos 7 multas na carreta da HMA Transportes Ltda.,, totalizando R$7.034,30.
As autuações incluem veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, motorista com habilitação suspensa, excesso de peso, traseira arqueada, dentre outras irregularidades.
A apuração exclusiva do Estradas indica ainda outra infração por conduzir o veículo com equipamento obrigatório defeituoso ou não operante.
Multas aplicadas dia 21/12 no km 286 da BR-116/MG | R$ | |
1 | Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança | 195,23 |
2 | Conduzir veículo com vidro total/parcialmente coberto por película, painéis/pintura | 195,23 |
3 | Transitar c/veículo em desacordo c/especificação/falta de inscrito/simbologia necessária identificação | 195,23 |
4 | Dirigir veículo com CNH/PPD/ACC com suspensão do direito de dirigir | 880,41 |
5 | Transitar com o veículo com excesso de peso PBT/PBTC | 4.492,56 |
6 | Permitir posse/condução veículo pessoa com CNH/PPD/ACC c/ suspensão do direito de dirigir | 880,41 |
7 | Conduzir o veículo com característica alterada | 195,23 |
Total | 7.034,30 |
Existem várias outras multas em 2024 aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que incluem fuga de balança, excesso de velocidade, não indicar o real infrator. As autuações da PRF revelam que a HMA Transportes, que é também dona da carga, não respeita as normas de trânsito e coloca vidas em risco regularmente.
A empresa não pode alegar que desconhece o excesso de peso, o mau estado de conservação do próprio veículo e a falta de habilitação, ou comportamento de risco, dos seus condutores.
Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, são muitas irregularidades que exigem, além das investigação da Polícia Civil, investigação rigorosa do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal. Inclusive apuração da responsabilidade dos proprietários da empresa.
“Depois da tragédia, normalmente o único que é responsabilizado criminalmente é o motorista. Desta vez temos elementos suficientes para que as autoridades ampliem a investigação. Também defendemos que a Polícia Civil solicite o exame toxicológico de larga janela do condutor da carreta, a fim de identificar o possível uso frequente de drogas nos últimos 90 dias. O que pode indicar ainda o uso de substância para suportar horas dirigindo sem parar”.
Carreta estaria a 90km/h em trecho de 60km/h
Segundo informações apuradas pelo Estradas, ainda não confirmadas oficialmente, a carreta estaria em excesso de velocidade. O trecho de pista simples tem limite de 60km/h e o radar estava desligado pelo fim do convênio com a empresa prestadora do serviço.
Fonte ouvida pelo Estradas disse que a carreta estava a 90km/h . O excesso de velocidade coincida com o informado pelo motorista quinto veículo envolvido na tragédia. O motorista do caminhão que seguia na frente do ônibus e foi ligeiramente atingido pela carreta na sua lateral. Ele se apresentou à Polícia Civil e prestou essas informações espontaneamente.
O desligamento do radar pode ter contribuído para o sinistro (acidente). O equipamento não estava em operação justamente no período que o governo federal lançou a campanha Rodovida 2024, cujo lema é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
Se foram aplicadas todas essas multas porque não recolheram a carreta para um depósito…falha da polícia ou rolou propina ..aqui na minha região a carreta é retido por estar com farol de led não original e o com o Arla desativado …isso não causa acidente mas fica retido …o Brasil acabou só falta enterrar
Você deveria perguntar para a polícia se houve propina e receberia os devidos esclarecimentos. Quanto a carreta, o veículo foi levado para perícia. O que já responde em parte sua pergunta. Mas quase todo brasileiro quando é autuado acha que foi injustiçado. Quando alguém irregular mata uma pessoa da família, nesse caso querem o máximo rigor da lei. É preciso decidir em que país queremos viver, onde a lei é respeitada ou debatida.
Não é a primeira vez, que foi noticiada uma tragédia de grandes proporções com transporte irregular de bloco de granito! A empresa transportadora, o dono da carga e o motorista, precisam responder criminalmente! QUANTO VALE UMA CARRETA, QUANTO VALE UM BLOCO DE GRANITO, “QUANTO VALEM AS VIDAS DIZIMADAS”?? TRISTE PAÍS!!
Essas empresas que transportam granito sabem dos riscos e mesmo assim insistem no erro,transportando excesso de peso e o veículo rodando fora do horário permitido.Eles sabem que a legislação tem brechas e aproveitam dessas brechas para cometer irregularidades constantemente… até qd?
Não é só punir o motorista responsável pela tragédia é preciso focalizar poi tem muitos outros iguais a ele rodando pelas estradas do Brasil