Concessionária conquistou excelência em meio ambiente, segurança do trabalho e gestão

Concessionária Auto Raposo Tavares renovou sua certificação em normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que comprovam a qualidade e o padrão nos processos de atendimento aos usuários. Auditada no mês de março pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a Concessionária manteve os padrões de excelência na gestão de qualidade, de meio ambiente e de segurança do trabalho.

A ISO 9001 avalia os Sistemas de Gestão de Qualidade adotados. A aprovação nesta norma significa que a empresa se mantém fiel aos padrões estabelecidos em serviços e produtos, garantindo a credibilidade diante de seus clientes. É este protocolo que garante, por exemplo, assertividade no atendimento prestado aos usuários e assegura a qualidade dos processos tanto na implantação de novas obras quanto na manutenção nas rodovias sob administração da CART.

Já a ISO 14001 diz respeito à Gestão do Meio Ambiente. Neste caso, os auditores constataram que a CART mantém sua postura de reduzir o impacto ambiental de suas operações. São iniciativas como o Programa de Mitigação de Atropelamento de Fauna e os projetos de reflorestamento e recomposição de vegetação, iniciativas que trouxeram o reconhecimento pelo Selo Verde, concedido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. A norma OHSAS 18001 certifica para a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e seus critérios garantem desde a ergonomia no mobiliário, o uso do EPI – Equipamento de Proteção Individual e a realização de treinamentos, que refletem na redução de doenças ocupacionais e previnem acidentes de trabalho.

“Essa renovação na certificação das normas que foi conquistada com sucesso pela CART demonstra o amadurecimento do Sistema de Gestão da empresa e, além disso, que o trabalho da Concessionária é sempre pautado pelo comprometimento e excelência, que garantem eficiência e eficácia de todos os nossos processos. Esse conjunto criterioso e complexo de protocolos e requisitos legais que são aplicados na empresa se traduz na assertividade dos colaboradores em oferecer atendimento de qualidade aos usuários do corredor”, afirma Clara Ferraz, diretora-superintendente da CART.

Para obter a certificação integrada, a CART também deve garantir que as empresas terceirizadas que atuam diretamente na operação atendam aos requisitos normativos da ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001. Entre as práticas, estão a satisfação dos padrões exigidos de prestação de serviços, como o tempo de atendimento das ocorrências, a qualidade das obras executadas, o gerenciamento dos resíduos e o nível de emissão de fumaça que os veículos lançam na atmosfera, por exemplo. Tudo isso é acompanhado e controlado pela CART para agir com responsabilidade junto aos clientes e funcionários de toda a cadeia operacional.

Fonte: ASCOM