Novas vagas serão para praças de pedágio e serviços de apoio nas rodovias; concessionária e seus prestadores de serviços já empregam 816 pessoas
A Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) vai abrir 440 novas vagas de emprego até o fim de 2009 nas cidades ao longo das três rodovias que integram o chamado Corredor Raposo Tavares. A maior parte das novas vagas será para os serviços de suporte ao usuário e arrecadação nas praças de pedágio.
Segundo o gerente de gestão e planejamento estratégico da empresa, Luís Roberto Lara de Noronha, com a abertura das novas vagas a concessionária vai chegar a mais de 1.250 empregos, entre próprios e terceiros, criados para a estrutura de administração e suporte aos usuários das rodovias João Baptista Cabral Rennó (SP 225), Orlando Quagliato (SP 270) e Raposo Tavares (SP 270), sob sua administração desde 17 de março.
Na área de arrecadação serão 260 vagas para arrecadadores e supervisores, que devem beneficiar as cidades próximas de onde serão construídas as praças de pedágio. Na SP 225, o contrato de concessão prevê praças em Piratininga e Santa Cruz do Rio Pardo. Na SP 327, haverá uma praça na área do município de Ourinhos. Na rodovia Raposo Tavares, SP 270, as novas praças serão construídas nos municípios de Palmital, Assis, Rancharia e Regente Feijó.
Além das praças de pedágio, a concessionária prevê a contratação de 180 pessoas para ampliar a estrutura de prestação de serviços de suporte aos usuários, que as rodovias passaram a ter com a concessão. É o caso do serviço de inspeção de tráfego, com viaturas rodando 24 horas, e das bases do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário).
Segundo Roberto Noronha, a jornada diária provavelmente será de oito horas. A data de início da seleção ainda não está definida, mas ele explica que a idéia é realizar os processos seletivos no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) das cidades próximas. “Quando abrirmos a seleção daremos divulgação ampla nos meios de comunicação das regiões das futuras praças. Teremos análise do currículo e dinâmicas de grupo”, adianta Noronha. Os interessados em participar da seleção já podem enviar currículos para a concessionária, pelo endereço eletrônico [email protected].
Oportunidades
Além das 440 novas vagas que a Cart deve criar diretamente neste ano, as obras a serem feitas nas rodovias do corredor vão gerar empregos nos próximos anos, por meio das empreiteiras. Nesse caso, as oportunidades estarão principalmente nos trechos onde haverá duplicação.
Na SP 225 serão 63,82 quilômetros de duplicação entre Bauru e Santa Cruz do Rio Pardo, que será feita entre 2013 e 2015. Na rodovia Raposo Tavares serão duplicados 152,4 quilômetros, entre Maracaí e Presidente Epitácio, na divisa com Mato Grosso do Sul. As obras nesse trecho vão acontecer de 2011 a 2013.
O cronograma de obras foi definido pela Artesp (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) antes da concorrência para escolha da concessionária para administrar as rodovias.
Concessionária já gerou 816 empregos
Desde quando iniciou a montagem da estrutura para assumir as rodovias, a Cart gerou 816 empregos no centro-oeste paulista, 152 deles diretamente e o restante por meio das empresas prestadoras de serviços, como de limpeza e capina, obras, guincho e atendimento médico de emergência a usuários em caso de acidentes.
Em serviços de manutenção (capina e limpeza) são 290 pessoas trabalhando. Para obras já são 249 vagas ao longo do trecho. A concessão gerou também a contratação de 83 profissionais da área de saúde para os serviços de atendimento médico de emergência e 42 para socorro mecânico.
Segundo o gerente de gestão e planejamento estratégico da Cart, Roberto Noronha, 85% dos funcionários contratados são da região do corredor. De fora vieram os técnicos especializados em operação de rodovias e alguns dos gestores da companhia. Principalmente do Rio de Janeiro, onde a controladora da Cart, a Invepar (Investimentos e Participações em Infra-Estrutura) tem negócios. A Invepar, sociedade que reúne os fundos de pensão Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa Econômica Federal), construiu e opera a Linha Amarela, via expressa na capital fluminense.
Bauru concentra administração da companhia
A maior parte dos contratados diretamente pela Concessionária Auto Raposo Tavares até o momento trabalha em Bauru, onde a empresa estabeleceu a sede. Na cidade está concentrada a maior parte do pessoal administrativo, as gerências e técnicos especializados na operação de rodovias. “O grupo já opera em concessões de rodovias e convidou alguns profissionais para serem gestores nesta nova empresa”, conta Noronha.
Nas demais cidades principais ao longo do trecho de concessão a Cart gerou empregos nas funções ligadas diretamente à operação das rodovias, obras e serviços de suporte ao usuário. O segundo maior contingente dos contratados diretamente pela Cart está em Assis. São 22 funcionários, 15 deles trabalhando na inspeção de tráfego.
Na região de Presidente Prudente foram 21 contratados diretamente pela Cart. A maior parte atua no serviço de inspeção de tráfego, mas na cidade fica também uma das coordenações de operação do corredor, responsável pelo trecho que vai de Rancharia a Presidente Epitácio. Há ainda as vagas abertas pelas empresas parceiras. Uma delas, a construtora OAS, instalou escritório em Regente Feijó, vizinha de Prudente. A OAS será responsável por todas as obras a serem feitas nas rodovias, como duplicação e novos trevos de acesso.
Ourinhos, que tem seis inspetores de tráfego contratados pela Cart, também tem um ponto de apoio da OAS.
Santa Cruz do Rio Pardo, uma das cidades com maior extensão territorial cortada pelo Corredor Raposo Tavares, concentra pessoal de operação e suporte, num total de nove pessoas. Na área do município fica uma das bases do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) na SP 225.
A CART EMPREGA
152 contratados diretos
290 em capina e manutenção
249 na área de obras
83 em serviços médicos
42 em socorro mecânico
FUTURAS CONTRATAÇÕES
260 vagas para arrecadação
180 vagas para operação de rodovias.