Logo após a reunião com os líderes do setor fumageiro, o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, se encontrou com os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e deputados, para debater a finalização do eixo norte da RSC-471. O presidente da Amvarp, Elto Dettenborn, pediu o apoio dos deputados presentes e solicitou a ajuda do chefe da Casa Civil, “já que ele sempre foi o nosso maior líder nesta questão, coordenando a comissão de conclusão do eixo norte da rodovia”.
O deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB) disse que, além da federalização do eixo, a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados conseguiu incluir no orçamento da União de 2009 recursos para dar início à conclusão dos cerca de 100 quilômetros que ainda restam. O ideal, segundo Mendes Ribeiro, seria a concretização de um convênio entre União e Estado para que o Rio Grande pudesse colaborar com o governo federal no repasse de recursos.
O chefe da Casa Civil disse que a governadora Yeda Crusius sempre se preocupou com a conclusão da RSC-471, tanto que na última terça ela esteve na obra que termina o eixo sul da rodovia. “É um trecho que vai significar uma redução de 110 quilômetros. Um investimento de R$ 12 milhões, que vai trazer desenvolvimento e novos investimentos para a região”, acrescentou. Wenzel informou ainda que o mesmo será feito com o eixo norte, se depender da vontade do governo do Estado. “A governadora Yeda já me garantiu ter o máximo de interesse em continuar a obra”, finalizou.