Cegonheiros mobilizam frota própria para levar donativos às cidades atingidas pelas chuvas na Zona da Mata
CAMPANHA: Cegonheiros mobilizam frota própria para levar donativos às cidades atingidas pelas chuvas na Zona da Mata. Foto: Reprodução/Sinaceg

Iniciativa, conduzida pelo Sinaceg, garante o transporte direto em caminhões-baú dos associados da entidade para os municípios de Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa

Os donativos arrecadados para as vítimas das chuvas que atingiram a Zona da Mata mineira será feito em caminhões-baú cedidos pelos próprios associados do Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg), entidade patronal que reúne cerca de 5 mil trabalhadores diretos especializados no transporte de veículos zero quilômetro em todo o país.

De acordo com o Sinaceg, à medida que cada caminhão ficar completo, a carga será despachada e seguirá diretamente para Juiz de Fora (MG), Ubá (MG) e Matias Barbosa (MG).

Ainda de acordo com o Sindicato, além de funcionar como ponto de arrecadação, em São Bernardo do Campo (SP), foi estruturada uma operação logística para assegurar que as doações cheguem com organização e destino definidos. O uso de caminhões-baú garante o acondicionamento adequado dos produtos doados e maior segurança no trajeto até os municípios mineiros.

Os cegonheiros também irão articular sua rede de contatos nas três cidades para apoiar a recepção, a triagem e a distribuição dos donativos. A iniciativa busca garantir que água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e itens de limpeza sejam entregues às famílias que realmente precisam.

A ação é realizada em parceria com a Cooperceg – Cooperativa de Consumo dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Transp. de Veículos – e com o Sicoob Credceg – cooperativa financeira.

O que estamos fazendo é colocar nossa estrutura a serviço da população. A categoria tem experiência em planejamento de rotas, controle de carga e organização operacional. Em uma situação de emergência, é fundamental que a ajuda seja entregue com responsabilidade e destino certo. Estamos mobilizando nossa frota e nossa rede de contatos nas cidades atingidas para acompanhar de perto a distribuição e garantir que os donativos cheguem a quem realmente precisa”, explica José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, presidente do Sinaceg.

Cegonheiros mobilizam frota própria para levar donativos às cidades atingidas pelas chuvas na Zona da Mata
COLETA: Sinaceg abriu as portas de sua Sede, em São Bernardo do Campo, para receber os donativos. Foto: Divulgação/Sinaceg

Para Márcio Galdino, diretor regional do sindicato, a presença da categoria nas estradas facilita a articulação local. “Conhecemos a dinâmica das rodovias e sabemos da importância de uma rede organizada. Já estamos mobilizando contatos em Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa para estruturar a recepção e a distribuição dos materiais. Não se trata apenas de transportar a carga, mas de garantir que ela seja entregue de forma correta.”

Serviço:

Campanha SOS Zona da Mata

Objetivo: Arrecadação de donativos para vítimas das fortes chuvas em Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa, em Minas Gerais

Horário: das 9h às 17h

Itens – Garrafas de água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza

Ponto de coleta – Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg), Estrada dos Casa, 1795, em São Bernardo do Campo (SP)