A Comissão Especial de Investigação (CEI) do Pedágio da Assembléia Legislativa pretende propor uma negociação caso-a-caso entre governo e concessionários, com o objetivo de reduzir as tarifas. Na sessão desta terça-feira, os deputados ouviram o secretário de Transportes e diretor do DER, Rogério Tizzot, que falou sobre os números das concessões no Paraná. De acordo com o depoimento, os contratos são altamente favoráveis às concessionárias.

Para o presidente da CEI, deputado Fabio Camargo (PTB), o mais importante é a disposição das duas partes em negociar. “Cada praça de pedágio é um caso diferente, por isso, não falamos em números até agora. Mas ficou claro que é possível chegar a um acordo para beneficiar a população, desde que as duas partes estejam dispostas a ceder”, analisa.

Um ponto destacado por Rogério Tizzot é que as negociações devem ser feitas individualmente com cada concessionária e não com a ABCR. “Os contratos são das concessionárias com o governo do Estado”, afirmou o secretário.

A última sessão está marcada para a próxima terça-feira, quando os deputados vão ouvir o presidente da ABCR, João Chiminazzo Neto. Na seqüência, os deputados pretendem apresentar um relatório em um prazo de 15 dias e simultaneamente iniciar o processo de negociação.