A CETESB publicou na última terça-feira parecer técnico considerando ambientalmente viável o projeto para o prolongamento da Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira (SP 83), conhecida como Anel Viário de Campinas. O documento analisa a ligação entre as Rodovias Anhanguera e Bandeirantes com seis quilômetros de extensão, no Contorno Sul de Campinas. O parecer será agora analisado pelo CONSEMA em reunião no próximo dia 24/4. Caso os conselheiros do CONSEMA não peçam nenhuma complementação ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA), a licença prévia deve ser emitida em maio. Os trabalhos serão gerenciados e fiscalizados pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). A previsão de conclusão é de 24 meses.

Atualmente, a Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira (SP 83) tem 12 quilômetros de extensão, tendo início na Rodovia Dom Pedro (SP 65) e fim na Rodovia Anhanguera (SP 330). O prolongamento irá até o quilômetro 118,2, no entroncamento com a Rodovia dos Bandeirantes. Estima-se que o 8,2 mil veículos circularão diariamente no novo trecho. O projeto prevê a implantação de duas faixas por sentido, sete viadutos, duas passagens inferiores e duas pontes sobre o Rio Capivari.

Os investimentos somarão R$ 74,1 milhões viabilizados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. O Anel Viário de Campinas será completado com o trecho de quatro quilômetros entre as Rodovias dos Bandeirantes e a Miguel Melhado Campos, em fase de licenciamento com investimento previsto em R$ 50,9 milhões.

O prolongamento da SP 83 irá beneficiar a mobilidade regional, além de proporcionar maior fluidez no tráfego e segurança aos usuários e à população da região de Campinas. O Anel Viário atenderá, principalmente, ao fluxo de veículos provenientes das Rodovias Dom Pedro I e Anhanguera, com destino às Rodovias dos Bandeirantes e Santos Dumont.