As fortes chuvas ocorridas na madrugada desta quinta-feira (26) causaram grandes estragos perdas na região. Nova Laranjeiras e Campo Bonito foram dois dos municípios que registram maiores prejuízos. Em Campo Bonito o Rio Bandeira que corta o município transbordou arrastando casas e destruindo pontes.
A reportagem do Jornal Correio foi até o local e registrou de perto a situação de calamidade. A principal causa da enchente foram as fortes chuvas nas três cabeceiras das fontes que formam o Rio Bandeira. Registros de agricultores próximos as estes locais dão conta que as chuvas ultrapassaram a marca de 120 milímetros durante a noite.
A Defesa Civil do município acompanha a situação desde a madrugada auxiliando as famílias atingidas e socorrendo os desabrigados.
O prefeito Onírio Fries decretou estado de emergência e a secretaria de Assistência Social está tomando as providências para amenizar a situação do afetados. O fornecimento de água também está comprometido devido aos danos causados na Companhia de Abastecimento.
Essa é a 2ª vez que o rio que corta o município transborda, a primeira aconteceu no ano 1999, porém os estragos desta vez são considerados ainda maior.
Nova Laranjeiras
Em Nova Laranjeiras as aulas foram canceladas por tempo indeterminado. A região mais atingida fora as comunidades de Alto São Roque, Rio da Prata e Poço Grande, que está ilhada. Até o fechamento desta edição, a equipe da prefeitura havia apurado a destruição de seis pontes e danificação de várias estradas rurais. Conforme o prefeito Eugênio Bittencourt, uma equipe passou o dia no interior avaliando os estragos. “Talvez decretemos situação de emergência. Estaremos discutindo isso nesta sexta logo cedo”, falou ele em entrevista à imprensa.