Apesar do período chuvoso, as obras na estrada BR-316 continuam. Atividades devem amenizar transtornos para quem trafega pela rodovia Santarém/Cuiabá.
Três frentes de trabalho atuam na pavimentação da BR-163, no oeste do Pará. No trecho que vai da cidade de Santarém a Rurópolis, onde o asfalto ainda não chegou, diversos pontos receberam os trabalhos de terraplenagem. A previsão é de os 215 quilômetros que separam os dois municípios sejam pavimentados até 2010.
De acordo com o comandante do 8º Batalhão de Engenharia e Construção, coronel José Alberto Ribeiro, a transição do clima na região às vezes causa alguns transtornos. Não basta somente um dia de sol para trabalhar na estrada. O teor de umidade precisa estar compatível. Às vezes precisamos de três dias de sol para trabalharmos efetivamente, mas apesar de tudo não temos tido problemas e as obras estão normais , avaliou.
Alguns perímetros da estrada já foram recuperados. Esses locais recebem agora as atividades da operação Tapa Buraco , que está sinalizando e conservando o que já foi construído.
Os novos planos de asfaltamento já foram enviados ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura. Enquanto a resposta não chega, o 8º BEC segue com as atividades que começaram em 2008.
Apesar dos cortes que houveram em âmbito nacional, a BR-163 continua sendo prioridade do Governo Federal, já que será um dos principais caminhos de escoação da safra de grãos do Centro-Oeste brasileiro.