A falta de sinalização horizontal no trecho recém-capeado da BR-101, entre os viadutos do Quarto Centenário e de Ponta Negra, vem prejudicando os motoristas que trafegam no local que, principalmente à noite, ficam sem uma noção exata de onde termina cada uma das três faixas das pistas principais. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) atribui o atraso ao período chuvoso e o superintendente regional, Fernando Rocha, afirma que o serviço deve durar cerca de 10 dias, mas só será iniciado quando as chuvas derem uma trégua.
“Deveríamos ter começado ontem (quinta-feira), mas as chuvas realmente atrapalharam. Agora, a gente já fez a pré-marcação e assim que pudermos vamos começar a sinalização”, ressalta. O trabalho deve resultar em interdições temporárias das pistas da rodovia, porém a expectativa é que esses fechamentos não tomem todas as faixas ao mesmo tempo, nem demorem em um local específico.
De acordo com Fernando Rocha, a máquina utilizada na marcação é um caminhão, porém bem mais leve que os usados no trabalho de recapeamento, encerrado em maio. Sendo assim, o deslocamento terá mais agilidade, evitando transtornos ao trânsito como os causados na mudança do asfalto. A sinalização final vai contar com “tachinhas” separando as faixas de rolamento e “tachões” delimitando os locais por onde os veículos não devem passar.
O trecho tem 2,7 km de extensão e inclui duas pistas principais, com três faixas cada, além dos acostamentos e as marginais de cada lado. Após o recapeamento, foi necessário o Dnit aguardar que solventes que compõem a manta asfáltica evaporassem, para dar início à pintura, prevista inicialmente para começar no dia 19 do mês passado. As chuvas, no entanto, provocaram os novos adiamentos.
Canteiros
Outro problema enfrentado no trecho urbano da BR-101, já nas proximidades do município de Parnamirim, é o crescimento do mato que toma conta do canteiro central. A situação vinha atrapalhando até mesmo a instalação do radar móvel da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de prejudicar o visual da entrada da capital.
“A PRF nos informou desse problema e na última terça-feira enviamos um documento solicitando do Exército (responsável pela obra de duplicação da BR no trecho entre Natal e as proximidades de Arês) que realizem a limpeza do canteiro, o que deve ser feito a qualquer momento”, explicou Fernando Rocha.