CICLONE: Ciclone extratropical atinge o Rio Grande do Sul e provoca interdições em diversas estradas estaduais. Usuários devem redobrar a atenção em seus deslocamentos. Foto: Divulgação/Daer

De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), usuário deve redobrar a atenção e ter muita cautela, caso viaje

Diversos trechos de rodovias estaduais gaúchas têm alterações, nesta quinta-feira (13), por conta do ciclone extratropical que atinge o estado, de acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Segundo o Daer, os usuários devem redobrar a atenção, caso tenha real necessidade de deslocamento.

Veja os locais com estradas bloqueadas:

  • RS-129 e ERS-130:  a chuva intensa que atingiu o Rio Grande do Sul provocou a cheia do Rio Taquari, resultando em bloqueios totais nesta quinta-feira (13), nas rodovias do Vale do Taquari.

A ERS-129 está interditada nos km 13 e 14 (Bom Retiro – Estrela) e 50 (Estrela – Colinas). Já na ERS-130, o bloqueio ocorre nos km 29 e 31 (General Câmara – Mariante).

O Daer monitora a situação. Até que a inundação nas pistas diminua, a passagem de veículos permanecerá bloqueada.

Por enquanto, os usuários devem utilizar como desvio as estradas municipais para trafegar na ERS-129, entre Estrela (RS) e Colinas (RS). Nos demais pontos, não há rotas alternativas.

  • VRS-826: As rachaduras existentes no km 9,2 da VRS-826 foram eliminadas na última semana. No trecho entre Farroupilha e Alto Feliz, na Serra Gaúcha, foi recuperado o pavimento, após a passagem do ciclone extratropical que atingiu o Estado, em junho.

O serviço incluiu a remoção da camada asfáltica danificada e a recomposição da base com brita graduada. Por enquanto, a estrada permanecerá sem pavimento para que possa continuar sendo monitorada. Dependendo dessa avaliação, poderá ser elaborado o asfalto.

Em razão da previsão de chuvas para esta semana, por precaução, o tráfego segue totalmente bloqueado no trecho. Após a estabilização do tempo, caso não tenha trincas no local, o tráfego será liberado.

  • ERS-030: está interditada a Ponte do Caraá, no km 1,7, entre Santo Antônio da Patrulha e Caraá, no Litoral Norte gaúcho.

No local, foi construído um desvio emergencial ao lado da estrutura derrubada pelas chuvas, onde passavam caminhões de pequeno e médio portes e um veículo de passeio por vez. Porém, nessa quarta-feira (12), houve o transbordamento do Arroio Carvalho e a passagem está interditada, no momento.

  • ERS-494: o tráfego está interditado na ponte do Morro Azul, no km 6,9, entre Três Cachoeiras e Morrinhos do Sul, no Litoral Norte do RS. A cabeceira da estrutura cedeu após as chuvas intensas ocorridas em junho

O Daer construiu uma passagem molhada no trecho. No entanto, as chuvas ocorridas na madrugada de sexta-feira (7) romperam o desvio. Local foi avaliado para os reparos necessários, que devem acontecer assim que as condições climáticas permitirem.

Por enquanto, os usuários devem realizar o desvio pelo município de Praia Grande, em Santa Catarina.

Comentários encerrados