Duas cidades gaúchas despontaram no topo de um trágico ranking da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), que nesta semana divulgou o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros. Marques de Souza, no Vale do Taquari, e Tio Hugo, na Região Norte, figuram entre as 10 cidades brasileiras mais violentas no trânsito, ocupando a quinta e a oitava posição, respectivamente, numa lista de 556 municípios citados em um segmento do estudo.
O rol das maiores taxas médias de óbitos por acidentes de transporte, considerando-se os casos na proporção para 100 mil habitantes, levou em conta ocorrências registradas entre os anos de 2002 e 2004. Se o ranking for estendido às 30 primeiras cidades, outras duas gaúchas aparecem: Pouso Novo, em 25º lugar, e Fazenda Vilanova, em 30º, ambas na BR-386. Foi exatamente nesse último ano, por exemplo, que Marques de Souza, com 4.419 habitantes, testemunhou 12 mortes em um trecho de 28 quilômetros da BR-386, rodovia que corta a cidade.
De acordo com o chefe de policiamento e fiscalização da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Lajeado, Alexsandro Zanette Welyky, naquele período, os usuários da Estrada da Produção ainda estavam sujeitos aos perigos de pistas de rolamento estreitas que tentavam escoar o fluxo intenso de caminhões carregados.
– A partir de 2004, o trecho sinuoso recebeu faixas auxiliares, que hoje facilitam as ultrapassagens. O tráfego de veículos de peso normalmente eleva o índice de acidentes. E a BR-386 é conhecida por esse trânsito intenso de caminhões – explica Welyky.
Segundo a PRF, no km 213 da mesma rodovia federal, em Tio Hugo, a malha viária de 3,5 mil veículos por dia seria responsável pela alta taxa de acidentes no entroncamento que recebe veículos das regiões oeste e norte do Estado. O povoamento da cidade de 2.404 moradores é creditado justamente à construção da BR-386 no local.
Para o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Carlos Alberto Martini, o estudo recém-divulgado da OEI está sendo interpretado como a comprovação de necessidade de duplicação da Estrada da Produção entre Soledade e Canoas.
Hoje, lideranças políticas e empresariais do Vale do Taquari estão mobilizadas pelo alargamento de 33 quilômetros da rodovia entre Estrela e Tabaí, através da Comissão Pró-duplicação da BR-386.
– Ninguém vibra com um ranking desses. Mas essa lista reforça a importância da duplicação da BR para garantir a segurança dos usuários e o desenvolvimento econômico da região – comenta Martini.