
Atrapalhada da ANTT: Autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (29); cobrança começa somente a partir de zero hora do dia 9 fevereiro, mas Deliberação da Agência autoriza para amanhã (30) o início da cobrança
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início da operação das cinco praças de pedágio da concessionária ViaSul, no Rio Grande do Sul, a partir de zero hora desta quinta-feira (30). Como estava prevista para fevereiro essa nova fase da concessão entramos em contato com a Agência, que confirmou o início da cobrança para esta quinta-feira (30).
Os valores foram publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29) e aprovados pela Deliberação nº 195, de 12 de fevereiro de 2019, que trata do assunto, mas serão cobrados somente a partir de zero hora do dia 9 de fevereiro. Segundo informou a própria concessionária que sabia que a cobrança somente poderia começar em fevereiro.
De acordo com a concessionária ViaSul, nesta quinta-feira (30), à zero hora, a concessionária inicia a operação assistida nesses pedágios. Os veículos que passarem pelas praças serão abordados e os usuários avisados do começo da cobrança da tarifa no dia 9, por meio de material informativo com dados gerais sobre os pedágios.
Ainda de acordo com a empresa, além disso, nesse período as equipes realizam os últimos treinamentos práticos, ajustando as transações, sistema de arrecadação, etc. Essa operação vai até o começo da cobrança oficial.
De acordo com a ANTT, os valores são iguais para as cinco praças, localizadas nos seguintes pontos:
BR-101 – km 35, em Três Cachoeiras
BR-386 – km 424, em Montenegro; km 374, em Paverama; km 260, em Fontoura Xavier e km 203, em Victor Graef
Categoria de veículo | Tipos de veículos | Número de eixos | Rodagem | Multiplicador da Tarifa | Valores a serem praticados |
1 | Automóvel, caminhonete e furgão | 2 | Simples | 1 | 4,40 |
2 | Caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão | 2 | Dupla | 2 | 8,80 |
3 | Automóvel e caminhonete com semirreboque | 3 | Simples | 1,5 | 6,60 |
4 | Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e ônibus | 3 | Dupla | 3 | 13,20 |
5 | Automóvel e caminhonete com reboque | 4 | Simples | 2 | 8,80 |
6 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque | 4 | Dupla | 4 | 17,60 |
7 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque | 5 | Dupla | 5 | 22,00 |
8 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semi-reboque | 6 | Dupla | 6 | 26,40 |
9 | Motocicletas, motonetas e bicicletas moto | 2 | Simples | 0,5 | 2,20 |
10 | Veículos oficiais e do Corpo Diplomático | – | – | – | – |