De acordo com a concessionária Litoral Sul, medida atende à determinação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
A concessionária Litoral Sul irá remover nesta quarta (17) e quinta-feira (18), cinco controladores de velocidade na região da Grande Florianópolis, entre os Kms 202 e 215 da rodovia BR-101, em Santa Catarina.
De acordo com a concessionária, a iniciativa atende à determinação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e tem como objetivo a melhoria da fluidez do tráfego nesse segmento da rodovia. Os equipamentos serão realocados para outros pontos do trecho sob concessão.
Ainda de acordo com a Litoral Sul, os equipamentos estão localizados na região entre São José e Palhoça, sendo três na pista norte: km 205,1; km 206,2 e km 211,1; um na pista sul: km 202,1; e um na via marginal norte: 215,5.
De acordo com a empresa, os equipamentos serão realocados, num prazo de até quatro meses, para reforço no controle de velocidade nos Kms 233 (Palhoça) e 175,2 (Governador Celso Ramos) da pista norte; no km 141,4 (Itapema) da pista sul e km 665,3 da BR-376 (pista sul) em Guaratuba-PR.
A operação para remoção dos controladores será realizada em duas etapas. A primeira, para remoção dos controladores do km 202,1 e 205,1 será a partir de 22h desta quarta-feira (18) até as 6h desta quinta-feira (19). A segunda, com remoção dos outros três dispositivos, será realizada entre 22h desta quinta até as 6h desta sexta (20).
Segundo a concessionária, os trabalhos acontecerão no período noturno para minimizar o impacto no trânsito. Durante as atividades, o trânsito será desviado com fluxo pela marginal e, na remoção do dispositivo do km 215,5, pela pista principal. Em situação de mau tempo, a programação poderá ser ajustada.
Novo sistema de radares
De acordo com a Litoral Sul, nos próximos 12 meses, a concessionária Litoral Sul irá investir cerca de R$ 4 milhões para implantação de um sistema de controle de velocidade com “corredor linear” entre os Kms 190 e o km 217, entre Biguaçu e Palhoça.
Ainda de acordo com a empresa, o sistema irá funcionar com 14 unidades de monitoração eletrônica – com operação integrada. Os equipamentos são discretos, similares aos modelos conhecidos como “pardais”, e estarão dimensionados para manutenção da velocidade constante na via nesse segmento – evitando freadas com redução brusca de velocidade.
Dessa forma, a expectativa da concessionária é a melhoria das condições de fluidez do tráfego na região – assim também como ampliação das condições de segurança viária.
Neste momento, a concessionária realiza a contratação do serviço de implantação e equipamentos – com início das obras e intervenção na pista em março de 2020, após a Operação Verão, e duração estimada em nove meses até a conclusão.