Cinco vítimas do acidente com um ônibus, que matou dez pessoas, permanecem, neste sábado (13), internadas em estado grave no Hospital Municipal de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O acidente ocorreu por volta das 19h dessa sexta-feira (12), o km 223 da BR-259, altura da cidade de São José do Goiabal.
Segundo o pastor Samuel da Silva Soares, o ônibus, da empresa Brasil Tur, transportava 42 fiéis para a inauguração de uma igreja, em Setubinha, no Vale do Mucuri, além de dois motoristas. O grupo saiu de Sobradinho, cidade satélite de Brasília (DF), na quinta-feira (11) a noite, e percorreria 1.300 quilômetros para o evento. A chegada da excursão estava prevista para a noite de ontem, sexta-feira (12).
No Instituto Médico Legal (IML) de Governador Valadares, o pastor reconheceu as vítimas e não sou explicar como ocorreu o acidente, já que desde a terça-feira (9) estava em Setubinha preparando a inauguração da igreja. O ônibus caiu em uma ribanceira. Samuel disse que dos 42 passageiros, 25 a 30 ficaram feridas, mas apenas cinco permanecem internadas.
Os feridos graves são: Raimundo Xi Mendes, Nilton Silva Moura, Sebastiana Dantas da Silva, Francisca Nunes dos Santos – esposa de um dos mortos – e Maria da Dores Granja, que teve um dos braços amputado.
A lista com os nomes dos mortos também foi divulgada, sendo eles: Maria Rodrigues de Brito, Marinalva Vicente da Silva, Simone Lima da Silva, Valmira Felix, Vandelina de Jesus Monteiro, Denílson Alves dos Santos Silva, Edinalva Maia Araújo, Evanice de Oliveira Costa, Jacira Clara de Souza e Gunnar Teodoro, esse último era o mais novo do grupo, e tinha aproximadamente 18 anos.
Um dos motoristas, identificado como Evilásio Silva Feitosa, de 36 anos, contou aos bombeiros que durante a viagem, o ônibus já havia apresentado problema nas mangueiras do freio.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Governador Valadares, que esteve no local, sete passageiros morreram debaixo da lateral do ônibus e três foram jogados para fora durante o tombamento. A tragédia poderia ser pior se o veículo tivesse descido a ribanceira. Os feridos mais leves dispensaram atendimento.
Três carros foram contratados para levar os corpos de volta a cidade de origem, no fim da tarde desse sábado (13). A maior parte deles é de Sobradinho, mas seis vítimas são de Planaltina de Goiás (GO).
Segundo o pastor Samuel, a cidade de Setubinha foi escolhida para a construção da igreja, pois é o terceiro município com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil. “Roupas e alimentos eram levados para a região em uma missão missionária, que seriam entregues hoje e a noite”, disse.
A Polícia Civil irá investigar o acidente.
Início Notícias