De acordo com o com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o ônibus da Mendes Tur levava 15 passageiros e dois motoristas o momento da colisão. BO ainda não foi finalizado*
Acidente (sinistro) no km 699 da Rodovia Fernão Dias (BR-381), na noite dessa terça-feira (28), em Lavras (MG), envolvendo um ônibus de turismo, da empresa Mendes Tur, e uma carreta, matou um dos motoristas do ônibus e deixou outros 16 passageiros feridos, sendo sete com ferimentos graves, entre eles o motorista reserva.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o ônibus teria atravessado o canteiro central e batido na lateral da carreta, que transportava sucata; em seguida, tombou na pista. O condutor do ônibus morreu na colisão. O caminhoneiro não se feriu.
Após a colisão, a pista sentido Belo Horizonte (MG) ficou interditada e o congestionamento chegou a mais de nove quilômetros. O coletivo seguia sentido São Paulo quando o motorista perdeu o controle da direção, bateu na barreira de concreto central, invadiu a contramão e colidiu com a lateral da carreta.
Segundo os bombeiros, os feridos foram atendidas pelo Samu e ambulâncias de Lavras, além de ambulâncias da concessionária Fernão Dias. Às 6h15 desta quarta-feira (1º/3), a pista sentido Belo Horizonte foi liberada. O congestionamento chegou ao km 709. A Polícia Civil irá investigar o sinistro.
O Estradas está na busca de mais informações, junto às autoridades de trânsito, sobre o ônibus e a carreta, bem como sobre seus condutores. A reportagem enviou uma solicitação à PRF de Minas para obter tais informações.
Segundo a Corporação*, em Minas Gerais, as informações preliminares dão conta de que a ocorrência foi Lavras (MG), na BR-381, no km 699, à 01h54, e foi caracterizada como um sinistro tipo ‘saída de pista, seguida de colisão lateral e tombamento envolvendo um ônibus, que fazia o itinerário Norte de Minas – São Paulo, e uma carreta carregada de sucatas.
Ainda segundo a PRF-MG, até o momento há registro de sete vítimas, sendo 1 fatal (motorista do ônibus), duas lesões graves e quatro lesões leves, todas no ônibus.
De acordo com a Corporação, o ônibus saiu da pista por onde transitava e atingiu a carreta lateralmente, que seguia na pista em sentido contrário. Todos os procedimentos previstos na Legislação vigente foram adotados pela PRF no atendimento da ocorrência. Boletim da PRF ainda em elaboração, dentro do prazo de confecção. Perícia Técnica, para verificar possíveis causas da ocorrência, sob responsabilidade da Polícia Civil de MG.
Matéria atualizada em 2/3/23 com a resposta da PRF de Minas