Quinze pessoas morreram e quatro ficaram gravemente feridas ontem, no final da madrugada, na colisão ocorrida na BA-142, envolvendo o caminhão-baú de placa JMW-0366 e a van CPR-2904, que conduzia 18 moradores dos municípios de Tanhaçu e Ituaçu, no sudoeste do estado, para realizar exames médicos em Vitória da Conquista. Entre os mortos estão Helena Almeida Santos, grávida de 8 meses, e a menina Vitória Manuela Silva Martins, 6 anos.


O acidente aconteceu por volta das 5h30, na ponte sobre o Rio de Contas, que tem cerca de 120m de extensão e largura apenas para a passagem de um carro, trecho da BA-142 próximo ao distrito de Sussuarana. Quando já terminava a travessia, a van foi surpreendida pelo caminhão, que seguia de Feira de Santana carregado de macarrão.


A Polícia Rodoviária Estadual teve dificuldades par resgatar os corpos, trabalho concluído somente no final da manhã, porque a van ficou pendurada na estrutura da ponte. O delegado Relder Andrade dos Santos, titular da DP de Tanhaçu, acredita que a causa do acidente tenha sido um descuido do condutor do caminhão, Erivaldo Carneiro de Carvalho, 30. De acordo com o relato do ajudante do caminhoneiro, Paulo Renê Moreira da Cunha, 33, o motorista não conhecia a região e não se deu conta que a ponte era estreita.


Além do proprietário da van, Antônio Santa Rosa Filho, 51, Helena Almeida e a garota Vitória, morreram no local Zilton Antônio dos Santos Silva e sua esposa Floraci Maria Silva, Joel Marques de Souza, Antônio Ângelo do Rosário, Alaíde Barbosa Silva Martins, Judite de Souza Novaes Ferreira, Marcos José Silva Pinto, Zilda Novaes dos Santos, Ana Rosa de Souza, Valda Suely da Silva Santos, José Cardoso Oliveira e Anatalino Bento de Souza.


Os outros três passageiros da van, Getúlio Rocha Silva, Edmilson de Jesus e José Marcos de Souza foram levados para o Hospital Regional de Brumado e em seguida transferidos para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, onde estão internados em estado grave, mas sem risco de morte, juntamente com o motorista Erivaldo. Ele deverá ser autuado em flagrante quando receber alta médica, conforme afirmou o delegado Relder dos Santos.


O prefeito de Ituaçu, Alberto da Costa Brito Filho, que esteve no local logo após o acidente, decretou luto oficial no município e alertou as autoridades para a necessidade de duplicação da ponte, já que o movimento de veículos vem se intensificando naquela via.