O comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coronel Paulo Renato Biacchi Rodrigues, criticou ontem a ação da Concepa durante o engarrafamento de 20 quilômetros registrado na freeway no retorno do feriadão. Para Biacchi, a empresa contribuiu com a tranqueira ao liberar apenas três cancelas e uma área lateral com capacidade para dois veículos na praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha. Segundo ele, a medida represou o tráfego e gerou congestionamento nas vias estaduais que desembocam na freeway.

– A Concepa se preocupa só com a parte dela, deixando de lado o resto. O trânsito é um sistema integrado, com repercussão em outras rodovias. Não se pode tomar uma decisão dessas isoladamente. Na próxima vez, queremos ao menos ser avisados de que isso vai ocorrer – diz Biacchi.

A concessionária reafirmou ontem que as cancelas não contribuíram para a paralisia do tráfego. A empresa afirma que a freeway conta com três faixas antes do pedágios e três faixas depois. Se tivesse aberto um leque, com mais cancelas, teria apenas gerado desorganização do tráfego e acidentes. A empresa também informou que está “aberta a qualquer tipo de integração, sugestão e trabalho conjunto” com as polícias rodoviárias.

Apesar disso, a concessionária admitiu ontem ter falhado na operação do dia 1º, quando o tráfego ficou paralisado entre o início da auto-estrada e a praça de pedágio do km 19, em Santo Antônio da Patrulha, onde não há cobrança.

– Houve uma falha da concessionária? Houve. Chegamos a essa conclusão hoje (ontem), analisando as imagens das câmeras – disse o diretor-presidente da empresa, Odenir José Sanches.

Segundo ele, a falha esteve no manejo da casa de serviços mantida pela Concepa 800 metros antes da praça de pedágio. Na segunda-feira, usuários em busca de sanitários ou de um lanche lotaram o estacionamento. Motoristas que queriam entrar chegaram a parar na rodovia, gerando tranqueira atrás de si. Sanches diz que a solução deveria ter sido interditar o estacionamento, impedindo a redução de velocidade.

– Isso teria minimizado o problema. Nossa falha foi que deveríamos ter previsto essa situação e feito um plano de contingência. Queremos discutir esse plano com as polícias rodoviárias.

Essa discussão ocorre hoje, em reunião do Concepa com a PRE e com a Polícia Rodoviária Federal. Sanches também rebateu que a empresa tenha retido o fluxo em Santo Antônio da Patrulha para eliminar risco de congestionamento no pedágio de Gravataí, evitando dessa forma a necessidade de liberar a passagem dos veículos sem pagamento.

– Isso é ilógico. Nesse sentido, o pedágio de Gravataí tem 18 cabines, com capacidade de receber até 105 veículos por minuto, que é a capacidade máxima da rodovia. Não há como passar mais carros do que isso. Até hoje, só foi preciso liberar cancelas uma vez, em 1998, quando ainda não estavam construídas todas as cabines.