A ação Comando de Saúde nas Estradas, promovida hoje (17) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), das 8h às 13h, na BR-050, fez 145 atendimentos. Em cinco casos, os motoristas precisavam de atendimentos de urgência ou emergência. Em 46 dos atendimentos foi identificada hipertensão e 40 motoristas tinham problemas visuais. 102 condutores estavam acima do peso e em 93 do total de atendimentos, os oficiais detectaram que o motorista trabalhava mais de oito horas por dia.
De acordo com o coordenador da ação, o médico Uelber José Pereira, o atendimento priorizou os caminhoneiros, que são mais desfavorecidos em relação a atendimentos de saúde. O médico informou também que foram oferecidos mais de 28 exames e que, caso fosse detectada alguma anormalidade, o condutor era encaminhado para o especialista. A via da ficha de cadastro que ficava com o motorista ia com indicações e orientações para o motorista manter-se saudável.
O Comando de Saúde nas Estradas ocorre a cerca de seis anos. Os motoristas são informados com antecedência por meio de divulgação com cartazes e informativos em postos de combustível e restaurantes. Uelber informou que muitos dos caminhoneiros abordados já sabiam da ação. “Alguns deles disseram até que já tinham participados outras vezes”, disse o médico.