Começa a concretagem da rodovia PRC-280, entre Palmas e Clevelândia
DURABILIDADE: Serviços têm investimentos de R$188,25 milhões, atendendo a um trecho de 45 quilômetros entre as duas cidades paranaenses. Foto: Divulgação/DER-PR

Rodovia recebeu as primeiras placas de concreto da obra de restauração; tráfego opera no sistema ‘Pare-e-Siga’ 24h por dia

Teve início, nesta semana, a concretagem das placas de concreto da obra de restauração da rodovia PRC-280, no trecho entre Palmas (PR) e Clevelândia (PR), que está sendo realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

De acordo com o Departamento, os serviços têm investimentos de R$188,25 milhões, atendendo a um trecho de 45 quilômetros entre as duas cidades.

Segundo o DER do Paraná, os serviços estão em andamento no perímetro urbano de Clevelândia (PR), entre as rotatórias com a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Crescêncio Martins, ocupando o acostamento e uma das faixas de rolamento, que já haviam recebido melhorias nas semanas anteriores, em preparação para servir de base para o novo pavimento rígido de concreto.

De acordo com o Departamento, essa técnica é conhecida como whitetopping e já foi empregada com grande sucesso entre Palmas (PR) e o Trevo Horizonte, e também será utilizada futuramente no trecho entre Pato Branco (PR) e Clevelândia (PR).

Nesta etapa a rodovia fica com operação ‘Pare-e-Siga’ 24h por dia, sendo necessário bloquear os segmentos da pista que vão receber o concreto, bem como a nova pista, que precisa passar por um período de cura antes de ser utilizada para o tráfego de veículos.

Além da restauração da rodovia, que vai prosseguir até o trevo da Codapar em Palmas (PR), também serão realizados os serviços de implantação de dispositivos de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, correção da geometria nas interseções em nível e nos acessos, e demais serviços complementares, como plantio de grama e instalação de defensas metálicas. A previsão é concluir a obra até o final do ano.

Começa a concretagem da rodovia PRC-280, entre Palmas e Clevelândia
WHITETOPPING: Essa técnica já foi empregada com sucesso, entre Palmas (PR) e o Trevo Horizonte, e também será utilizada, entre Pato Branco (PR) e Clevelândia (PR). Foto: Divulgação/DER-PR

Maior vida útil

O pavimento rígido de concreto tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, menor custo de manutenção e conservação, é mais seguro contra derrapagem e lida melhor com drenagem de água da chuva.

Devido ao grande volume de tráfego de caminhões na rodovia PRC-280, uma ligação entre o Sudoeste e o Sul do Estado, o pavimento rígido se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários.

Rotas alternativas

Com as obras em andamento na rodovia, o DER do Paraná recomenda que os usuários utilizem rotas alternativas para evitar longas esperas e a formação de filas:

  • SC-155, acesso pelo trevo do Rincão, seguindo por vias catarinenses até retornar ao Paraná, em Vitorino;
  • PR-459 e PR-449 como ligação entre Clevelândia e Palmas, com parte do percurso em rodovia sem pavimentação.