Programa será implantado em escolas com o objetivo de reduzir o número de mortes

Professores de escolas públicas de Santa Catarina que integram o projeto “Percepção de Risco no Trânsito” recebem nesta quarta-feira sua primeira capacitação. O curso será das 13h às 17h, no Grupo Escolar Guilherme Wiethorn Filho, em Palhoça, Grande Florianópolis.

Após a capacitação, os docentes serão acompanhados por integrantes do Núcleo de Estudos sobre Acidentes de Tráfego em Rodovias (NEA), criado mediante convênio entre o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Denit-SC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O programa será desenvolvido inicialmente em quatro municípios, em quatro escolas públicas localizadas próximas a rodovias federais: na BR-101 em Palhoça; na BR-470 em Blumenau; na BR-280, em Jaraguá do Sul e na BR-116, em Santa Cecília. Cada escola participante do projeto terá 20 horas semanais de atividades avaliadas por um monitor.

O NEA tem como objetivo a realização de estudos e pesquisas voltadas à redução da mortalidade por acidentes de trânsito. O programa educacional a ser implantado será direcionado a medidas preventivas e mudanças de comportamento.

O projeto, iniciado no mês passado, está disponível na internet para que cada instituição participante possa desenvolver sua própria proposta.