A partir de junho deste ano mais 11 praças de pedágio devem entrar em operação em mais uma nova concessionária de rodovias. A informação é da Concebra, empresa que administra trechos da BR-262, BR-153 e BR-060. O eixo principal sob responsabilidade da concessionária é entre Belo Horizonte e Brasília. Veja mapa.
A liberação ainda depende aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) após a confirmação da execução das obras previstas no contrato. Segundo a concessionária , até o momento já foi entregue duplicado o trecho que vai do km 827+500 ao km 833+200, entre Uberaba e Campo Florido. Foi o primeiro liberado aos usuários entre os 65 km que estão sendo duplicados nesta primeira fase de concessão. As obras de duplicação dos outros 60 km estão em estágio final e a expectativa é que o trecho seja entregue no mês de junho. O prazo para liberação da nova pista depende de condições climáticas e está sujeito a alterações no cronograma.
Segundo a concessionária, estão previstos nos próximos cinco anos investimentos de cerca de R$ 4 bilhões na duplicação de 647,8 quilômetros das BR-153/MG e BR-262/MG entre Campo Florido e Araxá. Além de ampliar e restaurar as rodovias, a concessionária construirá 84 cruzamentos, 38 passarelas, 11 alças de acesso e 36,5 quilômetros de vias marginais em travessias urbanas.
Embora muitos usuários aprovem as melhorias que estão sendo feitas e até concordem com as praças de pedágio, o fato é que o Governo deverá sofrer mais um desgaste com os caminhoneiros e transportadoras com a abertura das novas praças, principalmente porque a tabela de frete não foi regulamentada. Além disso, os embarcadores tamb[em vão pressionar porque teoricamente são eles os responsáveis pelo pagamento do pedágio.