Palestras apresentadas no evento da última semana podem ser acessadas no site do CentranO DNIT e o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes – Centran – realizaram, na última semana, um seminário sobre o Sistema Nacional de Custos de Infra-estrutura de Transportes – SINCTRAN -, o novo sistema de custos referenciais do Órgão. Agora, profissionais de custos e orçamentos da área de infra-estrutura e demais interessados podem conhecer os novos conceitos e a metodologia do programa por meio da Internet, no site do Centran. Para acessar a íntegra das palestras ministradas no evento, clique aqui.
O projeto engloba os modais ferroviário, aquaviário e rodoviário, e irá substituir o atual sistema de custos da Autarquia – o SICRO 2 – a partir de 2008. O SINCTRAN servirá de referência para todo o país e considerará os serviços de todos os modais de transportes. Entre as vantagens, está um maior grau de precisão para a elaboração de orçamentos, conferindo mais velocidade à geração de cronogramas de obras. Outro benefício é a unificação das metodologias de custos das diferentes áreas da construção civil, ampliando as bases de dados para atender outros órgãos do governo, de forma simples, eficiente e abrangente. O INMETRO realizará a certificação do sistema, acompanhando todas as fases das atividades experimentais e atestará que a metodologia utilizada é a aprovada pelo Instituto de Pesquisas Rodoviárias – IPR.
Além de regulamentar os custos de infra-estrutura de transportes do DNIT, e servir como base para execução dos orçamentos de projetos regionalizados, o SINCTRAN atenderá à solicitação do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs).