A audiência pública convocada em conjunto por três comissões pernanentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) para a a próxima quarta-feira (31) para discutir a atuação da Concer, empresa que administra a BR-040, trecho Rio-Petrópolis-Juiz de Fora, foi desmarcada a pedido da concessionária. O presidente da empresa, Pedro Jonsson, alegou não poder comparecer na data nem poder se fazer representar por outra pessoa.

– A discussão de melhorias na estrada e de redução do pedágio não interessa à Concer, é claro, mas não vamos abrir mão disso”, afirma o deputado Bernardo Rossi (PMDB) que solicitou às comissões a audiência pública. A intenção é discutir também o projeto da nova pista de subida da serra – uma trecho de 20 quilômetros orçado em R$ 830 milhões.

A Concer vai ser convidada em uma outra data, nos primeiros dias de setembro, mas um novo adiamento não será admitido. “A empresa será, então, convocada”, assegura Bernardo Rossi. O deputado Marcus Vinícius (PTB), que também representa Petrópolis na Alerj, garante que a discussão será levada até o fim. “Em seguida à audiência entra em funcionamento a Frente Parlamentar que está sendo instituída para rever, item a item, o contrato com a Concer”, afirma.

A audiênca pública mobliza 15 parlamentares distribuídos em três comissões permanentes: Obras, Transportes e Meio Ambiente. Deputados mineiros também já assinalaram presença na audiência pública insatisfeitos com a administração da concessionária que opera a principal ligação rodoviária entre Rio de Janeiro e Minas. Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas será realizada em seguida

– Assim como eu, que presido a Comissão de Meio Ambiente da Alerj, os deputados Marcelo Simão (PSB), presidente da Comissão de Transportes, e Domingos Brazão (PMDB) presidente da Comissão de Obras, estão empenhados para essa audiência e para que o encontro defina medidas práticas e imeditas a serem empregadas na BR-040. A Concer não vai adiar a audiência sucessivamente como vem fazendo com as obras de duplicação da pista de subida da serra”, afirma Átila Nunes.
Os deputados querem respostas pontuais para falta de manutenção, segurança e comunicação com os usuários. “Outro ponto é a nova pista de subida, um custo de mais de R$ 40 milhões por quilômetro, valor que pode significar reajuste de pedágio e prorrogação do contrato da empresa”, afirma Bernardo Rossi. “Apesar dos constantes acidentes, muitos deles com gravidade, não vimos acontecer uma ação de prevenção, de manutenção e sinalização das pistas”, completa Marcus Vinícius. Os parlamentares querem obras imeditadas que justifiquem um pedágio a R$ 8 – reajustado no dia 20 de agosto – uma das maiores taxas do país.