Concessão transformou trecho da BR-163 entre Sinop (MT) e Miritituba (PA)
MAIS SEGURANÇA: A BR-163 está passando por uma transformação desde o início da concessão da ViaBrasilBR163. Foto: Divulgação

A melhor maneira de avaliar a concessão de uma rodovia é ver o antes e depois. O Estradas.com.br resolveu fazer essa checagem no trecho da BR-163, entre Sinop(MT) e Miritituba (PA).

A concessão está sob o comando da Via Brasil BR163, do Grupo Conasa, especializado em infraestrutura. Com sede em Londrina, PR, a Conasa Infraestrutura está presente nas 5 regiões do Brasil, em 9 estados através de 25 empresas, gerando mais de 2300 empregos diretos.

O desafio é gigantesco. Significa cuidar da gestão de 1.009 quilômetros atendendo 12 municípios, numa região com diversas peculiaridades, em que a fauna variada convive com carretas super pesadas. É o Brasil que cresce, mas que a maioria dos brasileiros do Sudeste e Sul desconhecem.

O trecho é um dos principais corredores para o escoamento da produção de grãos do Centro Oeste e Norte, ligação da produção do agronegócio aos terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós).

São 1009 km de concessão ligando Mato Grosso ao Pará

Concessão prevista para 10 anos

O contrato, fiscalizado pela ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres, teve início em em 4/5/22 e prevê R$ 4 bilhões de investimentos. A previsão são de dez anos de operação.

A previsão é da geração de 1.830 empregos (diretos) e 799 (indiretos). Impacto relevante para o trecho de 12 municípios, sendo 8 no Mato Grosso e quatro no Pará.

Atualmente o usuário conta com guinchos, inclusive para veículos pesados, ambulâncias, 0800, painéis com mensagens. Em média são cerca de 140 atendimentos para usuários e veículos por dia.

A cada mês são mais de 100 atendimentos clínicos, cerca de 900 remoções de animais, quase três mil atendimentos mecânicos, além do combate aos incêndios diários.

Nos próximos meses, o Estradas.com.br vai mostrar um pouco da realidade de cuidar de um trecho tão importante mas ao mesmo tempo tão particular. Onde a estrada e o meio ambiente precisam de uma convivência harmônica e os usuários um suporte que só encontram nos trechos mais desenvolvidos do país.

Afinal, ficar parado numa rodovia de São Paulo a noite, é muito diferente de enfrentar uma pane mecânica ou problema de saúde numa região em que a natureza comanda as ações. Para que os usuários tenham ideia, a concessionária precisa ficar atenta as condições de saúde dos funcionários.

Para isso realiza testagem de malária nos colaboradores de todas as unidades. Uma iniciativa importante, pois todas as unidades da concessionária estão localizadas na região amazônica, que concentra 99% dos casos da doença no país.

Antes e Depois

Para melhor compreender os benefícios que os investimentos da concessionária Via Brasil BR-163 traz, nada melhor que ver o antes e depois. Essas transformações você pode confirmar com quem conhece o trecho de longa data mas também checar nos registros fotográficos.

Veja por exemplo, como era a situação do trecho paraense entre Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira no Pará,  e a cidade de Novo Progresso.

ANTES

Realidade do trecho do km 236 antes da concessão da BR-163
Realidade do trecho paranense do km 236 antes da concessão da BR-163

DEPOIS

Depois da concessão no trecho paraense do km 236
A transformação do trecho paraense na altura do km 236

Esta nova realidade de um Brasil que segue na via do progresso e recusa o atraso, que você poderá acompanhar no Estradas.com.br nos próximos meses. Detalhando os desafios enfrentados pela equipe da Via Brasil BR-163 para oferecer aos usuários dessa região, uma rodovia digna e compatível com as necessidades de desenvolvimento da região e do país.

 

 

 

19 COMENTÁRIOS

  1. Pena que essa melhora é na base de privatizações!! não precisa privatizar para melhorar uma rodovia bastar ter um estado eficiente e politicas públicas sérias agora a população vai sofrer com as taxas e pedágios pra todo lado!! pagamos licenciamentos e IPVA pra quê??

    • Caro Arthur, Estado eficiente não combina com o Brasil. Ao menos é este o histórico do nosso país. Enquanto esperamos que os governos cumpram suas obrigações as pessoas morrem nas estradas em péssimas condições. Ao mesmo tempo, os políticos explicam porque não foi possível fazer a obra. Tempos depois anunciam mais uma obra que nunca ficará pronta.

  2. Bolsonaro fez é mal para o Brasil !! Só ficava passeando nas motociatas dele e sua trupe! Esqueçam de uma vez por todas desse sujeito que só trouxe, gerou desgraças neste país !!

    • Infelizmente, tudo no Brasil virou política. Nosso foco é mostrar o que está melhorando e também os problemas, principalmente quando colocam vidas em risco. Em termos de política concordamos com o pára-choque do caminhão que dizia: “Acredito em tudo que os políticos falam uns dos outros!”

  3. A vergonha é libera para veicolo até 3 eixo e cobra 711 reai de 9 eixo

  4. É uma vergonha o trexo entre o km 70 Até Ruropolis, estrada de chão em precárias condições de tráfegabilidade, esburacada, costela de vaca, pontes de madeira em precárias condições, acidentes acontecem diariamente, pra que serve o IPVA mesmo?

  5. Arrumaram a br ,mas tem muito coisa a desejar falta de fiscalização pir parte da PRF, imprudência constante por motorista tanto de caminhão como de carro ,os próprios motoristas da via Brasil vc vê eles fazendo imprudência, entram ultrapassado de qualquer jeito em curva etc, o pedagio caro principalmente o do trairão, vc paga mil e pouco pra passar ida e volta, a br já está voltando a ter buracos novamente

  6. Agora é terminar a ponte ligando o Amapá ao Pará e investir pesado na infraestrutura do estado com novas rodovias federais ligando o Amapá ao restante do país e terminar a pavimentação da BR-319 no Amazonas assim ligando Manaus ao resto do país e assim o agronegócio vai expandindo no Norte,desenvolvendo a região.

  7. Realmente as melhorias são inquestionáveis, há acostamento em todo o trecho, excelente sinalização horizontal e vertical, porém as curvas tem sérios problemas de execução, a força centrífuga está invertida na maioria delas, potencializando os riscos de acidente.

  8. Tirando que o pedagio só cobra dos caminhão,que por sinal é 711,00 reias uma carreta 9eixos e o maior índice de chamada é de carros essa estrada só melhorou quando Jair Messias Bolsonaro resolveu colocar em prática a pavimentação da rodovia e fez a concessão. Relato por min mesmo que sou usuário da rodovia todos os dias .

    • Deixa de conversa rapaz..o cara só asfaltou 50 km de 1009..e vc dia que foi ele que fez.. também conheço isso aí dos tempos do areião..dos atoleiro..

    • Vc sabe quem asfaltou a BR 163, pois é quem fez de Sinop a Miritituba pois é FOI O PT DE LULA DILMA, E vc vangloria o bozo. Bozo fez 51 km na serra não asfsltou outros 1400 km então seiva, estude, inforne-se para não escrever besteira.

    • Crendeuspai!
      Se bozo fez tanto, por quê então aqueles buracos mostrados?
      E o restante da rodovia?

  9. Sou filho de Itaituba e realmente o “antes e depois” é uma realidade.
    Já fiz várias viagens nesse trecho depois da privatização.
    Melhorou 100%.
    João paxiuba.

  10. Um sonho, só quem passou por ai alguns anos atrás sabe da melhoria das estradas e das cidades

  11. INFELIZMENTE O TRECHO ENTRE MIRITITUBA A RURÓPOLIS NO PARÁ, CONTINUA SEM ASFALTO, COM PONTES PRECÁRIAS, CAUSANDO ACIDENTES , BURACOS E MUITA POEIRA.

  12. Excelente a atuação da Conasa , destacando a atuação do competente Engenheiro Ricardo Barra .
    Parabéns , também , pela formidável reportagem .
    Engenheiro Júlio César Oliveira Horta Barbosa .

Comentários encerrados