Vistorias são feitas constantemente nas regiões de Marília (SP) e Ribeirão Preto (SP)
Quinze Obras de Arte Especiais (OAEs) já foram vistoriadas e recuperadas pela concessionária responsável pelas rodovias nas regiões de Ribeirão Preto e Marília, no interior paulista.
De acordo com a empresa, a recuperação das estruturas está prevista no contrato de concessão e será intensificada até o final deste ano. As OAEs passam por uma avaliação técnica que define se há a necessidade de intervenções. A partir dessa avaliação é feito um cronograma de recuperação.
Segundo a concessionária, até fim de 2024, com o impulsionamento dos trabalhos, a previsão é recuperar 45 estruturas ao longo do trecho de 570 quilômetros sob concessão.
Os trabalhos variam de acordo com a necessidade de cada obra, mas consistem em recuperação do pavimento, restauração de trincas, pintura, nova sinalização vertical e horizontal, além de limpeza, entre outros.
“O trabalho de conservação da rodovia é essencial. A manutenção de todos os elementos garante a vida útil do pavimento, da sinalização e dos demais recursos que oferecem segurança aos motoristas. Nosso objetivo é sempre oferecer uma rodovia com qualidade para que o nosso usuário saia do seu local de origem e chegue ao seu destino em segurança”, afirma o gerente de conservação, Bruno Marin.
Ainda segundo Marin, em função das obras, podem ocorrer desvios ou interdições no tráfego. É importante que o usuário esteja sempre atento à sinalização no local, bem aos limites de velocidade. Mais informações sobre as condições das rodovias no site da concessionária.
Por que Obra de Arte Especial?
A Engenharia define uma Obra de Arte Especial (OAE) como sendo uma ponte, um viaduto, e os dispositivos de acesso e retornos (rotatórias e trevos). A diferença entre ponte e viaduto é que o primeiro refere-se a uma obra construída para ligar dois pontos sobre um curso de água; já o viaduto é construído também para ligar dois pontos, porém sem o curso de água embaixo da estrutura.