PROTEÇÃO: Popularmente conhecidas por guard-rails, as defensas são fundamentais quando o assunto é evitar que um carro desgovernado saia pela lateral ou cruze o canteiro central, seja por acidente, falha no veículo ou ainda por imprudência do condutor. Foto: Divulgação/Concessionária Bahia Norte

De acordo com a Bahia Norte, equipamento de segurança viária é fundamental para evitar que os carros atravessem os canteiros centrais ou saiam da pista

As defensas metálicas, popularmente conhecidas por guard-rails, são consideradas um dos principais equipamentos de segurança viária quando o assunto é evitar que um carro desgovernado saia pela lateral da pista ou cruze o canteiro central, seja por acidente (sinistro), falha no veículo ou ainda por imprudência do condutor.

Diante disso, a concessionária responsável pelo Sistema BA-093, na Bahia, realiza nesta semana, reforço desse equipamento ao longo das rodovias sob concessão (BA-093, BA-512, BA-521, BA-524, BA-526, BA-535 – Via Parafuso e Via Metropolitana).

De acordo com a concessionária, o serviço integra a programação periódica de conservação das rodovias, que inclui, ainda, roço, capinação, sinalização e recuperação do pavimento conservação das rodovias, que inclui, ainda, roço, capinação, sinalização e recuperação do pavimento.

Também chamadas de guard-rails, as defensas são um sistema contínuo de proteção, com a capacidade de absorver e desacelerar os veículos durante o impacto, reduzindo a possibilidade de capotamento, por exemplo.  As estruturas são instaladas nas laterais das pistas, nos trechos indicados após avaliação técnica. Até sexta-feira (30), recebem os trabalhos de revisão nesses itens, as vias BA-512, BA-526 e BA-535 (Via Parafuso).

Segundo a empresa, nos trechos com intervenções, os motoristas devem redobrar os cuidados e ficar atentos às sinalizações. Além disso, é importante respeitar os limites de velocidade para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam nos serviços, bem como de quem trafega pelo local.

Em caso de emergência, os usuários do Sistema BA-093 podem acionar as equipes por meio do telefone 0800 600 0093. A Concessionária ainda permanece com a interlocução com os demais órgãos envolvidos no atendimento a incidentes, como Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, hospitais, delegacias, entre outros.

Confira todos as intervenções em andamento: 

BA-093 – Limpeza no sistema de drenagem entre os km 13 e 14; roçada manual do km 44 ao 45; obra de duplicação do trecho inicial até o km 3 da rodovia; manutenção do pavimento no km 10; implantação de placa de advertência sobre animais na pista (kms 12 e 22); manutenção da iluminação pública do km 23 ao 24; monitoramento de sinalização entre os km 14 e 45,6; de pavimento entre os km 0 e 45. Ainda, na via, empresas terceirizadas prosseguem com implantação de adutora de água entre os km 0 e 3 e ampliação da rede entre os km 2 e 8.

BA- 512 – Limpeza no sistema de drenagem do km 47 ao 52; implantação de placa de marcador de alinhamento no km 50 e manutenção de defensa nos kms 47,962 e 41,776.

BA-521 – Roçada manual até o km 7 da rodovia.

BA-524 – Empresas terceiras fazem requalificação de acesso no km 18,5.

BA-526 – Limpeza de drenagem superficial (km 11 a 16); manutenção de defensa metálica no km 11; manutenção em sinalização vertical (km 14); implantação de placa de advertência sobre animais na pista (do Km 14 ao 18,9) e monitoramento de pavimento entre os km 9 e 14. Além disso, estão previstos serviços de empresas terceiras, como execução de passeio em concreto e rampa de acesso no km 20,6 e implantação de poste de alimentação entre os km 10 e 12.

BA-535 – Roçada do km 0 ao 25; implantação de placa de advertência sobre animais na pista (entre os km2 e 8,5); reposição de sinalização vertical no km 3; manutenção de defensa metálica nos km 5 e 12; e monitoramento do pavimento entre os km 0 e 25. Empresas terceiras realizam requalificação de iluminação e paisagismo no km 7,3; manutenção do sistema de iluminação no km 12,5 e implantação de acesso a empreendimento no km 15,5.

Via Metropolitana – Implantação de placa de advertência sobre animais na pista (km 30,2) e adequação de marco de obstáculo no km 38. Além disso, há monitoramento do pavimento na via do km 27,5 até o 38,7.