APOIO: Somente nesses primeiros meses de 2021, mais de 27 mil auxílios foram prestados aos usuários nas rodovias paranaenses. Os números são da concessionária RodoNorte, responsável pela BR-277, BR-376 e PR-151. Foto: Divulgação/Rodonorte

De acordo com a RodoNorte, números representam os meses entre janeiro e abril deste ano nas rodovias sob sua concessão no Paraná

Somente nesses primeiros meses de 2021, mais de 27 mil auxílios foram prestados aos usuários nas rodovias paranaenses. Os números são da concessionária RodoNorte, responsável pela BR-277, BR-376 e PR-151, no Paraná.

De acordo com a concessionária, nesses atendimentos estão inclusos desde acidentes (sinistros de trânsito) , apoio mecânico até ocorrências de inspeção de tráfego, como por exemplo, a retirada de objetos da pista, entre outras.

Ainda de acordo com a empresa, a ocorrência com maior atendimento nesse período foi a pane mecânica: 9,5 mil atendimentos, que corresponde um auxílio a cada três solicitações. Além dos problemas mecânicos, os pneus furados, com 1,4 mil registros, e a ‘pane seca’ (falta de combustível), com 812 atendimentos são os mais comuns. No geral, foram realizados 27.633 auxílios, que corresponde crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2020.

Segundo a concessionária, para atender às solicitações, centenas de colaboradores autam em pontos estratégicos espalhados nas BRs 277 e 376, bem como na PR-151. As equipes trabalham com o apoio de 31 câmeras de monitoramento, controladas pelo Centro de Controle Operacional (CCO), durante 24 horas do dia.

Conservação de rotina

Além destas equipes, outro serviço importante para a fluidez das rodovias é a conservação viária, com equipes que realizam o monitoramento constante de todas as rodovias, de forma permanente, além da manutenção dos revestimentos vegetais, cuidados com os sistemas de drenagem e pavimento, além de diversas outras ações para preservar o melhor estado possível das rodovias.

Como funciona o APH

O atendimento das equipes de Interação e Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da RodoNorte podem ser acionados de duas formas: pelo telefone 0800 042 1000 ou pela própria viatura de inspeção que opera nas rodovias. “A partir do acionamento, a ocorrência é registrada de forma imediata no nosso CCO, que envia o veículo mais próximo e adequado para o atendimento” explica Mauro Bertelli, gerente de Atendimento da concessionária.

Segundo Bertelli, o envio é possível por conta do monitoramento via GPS da localização dos quase 40 veículos (entre viaturas de inspeção, ambulâncias e guinchos) de atendimento que integram a frota da RodoNorte. “Por isso, é muito importante que, na medida possível, o cliente que entra em contato com os nossos operadores passe o maior número de informações possível no que diz respeito a localização da ocorrência”, esclarece.

Além do atendimento direto ao cliente, a concessionária mentém diversos canais de informação aos motoristas que antes mesmo de pegar a estrada, ou até mesmo em trânsito pelas rodovias, podem ser consultados pelo site da CCR RodoNorte, www.rodonorte.com.br ou pelo 0800 042 1500.