
Mudança reflete evolução do grupo e busca aproximar ainda mais a empresa de todos os seus públicos de relacionamento
A EcoRodovias realiza reposicionamento estratégico da sua marca, e, a partir desta terça-feira (11), todas as 12 concessionárias* do grupo passam a se chamar Ecovias.
De acordo com empresa, a mudança reforça a ideia de unidade e coesão de suas operações, buscando fortalecer o reconhecimento de marca, facilitar captação de recursos no mercado, aumentar proximidade com os usuários, estreitar relacionamento com governos e potencializar a captação e a retenção de talentos. A transformação também inclui uma modernização completa da identidade visual, tom de voz e dos materiais institucionais da empresa.
Segundo o vice-presidente Corporativo do grupo, Rodrigo Salles, a evolução da marca é um passo importante para consolidar a posição da empresa como referência em infraestrutura, simplificando o entendimento das pessoas em geral sobre o grupo e promovendo um senso maior de pertencimento entre colaboradores. “Somos a maior empresa de concessão rodoviária do Brasil, administramos quase 5 mil quilômetros de rodovias nas mais distintas regiões, e praticamente dobramos de tamanho nos últimos anos. Esse movimento é importante para reforçar que nossas operações trabalham sob os mesmos valores e com a mesma qualidade em qualquer lugar”, afirma.
O nome EcoRodovias continuará a existir apenas para definir a holding, mas todas as concessões serão denominadas Ecovias, trazendo um complemento que remeta à sua região de atuação (abaixo tabela com todos os novos nomes). O ticker da empresa na B3, a bolsa de valores brasileira, permanece ECOR3.
A transição física será feita de forma gradual e planejada em cada concessão, mas a Ecovias Raposo Castelo, que assumirá no final deste mês, os 92 quilômetros pertencentes ao lote Nova Raposo, leiloado em novembro de 2024, já nascerá com toda a identidade renovada.
Inovação, qualidade e sustentabilidade
Nos últimos anos, a EcoRodovias ampliou sua presença pelo Brasil, consolidando sua atuação em 4.800 quilômetros de rodovias em 12 concessões espalhadas por oito estados. Entre 2021 e 2024, a companhia venceu quatro leilões – dois federais e dois no Estado de São Paulo, que juntos somam mais de 2.000 quilômetros. A companhia conta hoje com mais de 5,5 mil colaboradores e um portfólio diversificado, que inclui projetos maduros e concessões recém-adquiridas. As empresas mais antigas do grupo completam, em 2025, 27 anos de história.
Em 2024, a empresa lançou sua Agenda 2030, com metas para alcançar redução nas emissões de CO2 e elevar os níveis de segurança viária, segurança do trabalho e de diversidade, equidade e inclusão. Aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) são pilares considerados em todos os projetos e ações internas e externas da empresa.
Veja os novos nomes
