A conclusão desta etapa dos trabalhos representa um significativo avanço para a conclusão das obras, tendo em vista que resta agora apenas a execução das dezesseis estacas provisórias que permitirão a construção da superestrutura no vão sobre o Canal da Passagem.
Já foram concluídos os serviços de aterro no Encontro E2, para permitir o recebimento de mais um carregamento de vigas para a superestrutura metálica da ponte, e inicio dos serviços de pré-montagem das mesmas.
Em uma ponte, os encontros são os elementos estruturais que fazem a transição entre o terreno natural e a obra de arte.
O encontro E2 é a estrutura de concreto situada na margem sul da nova Ponte, próxima ao bairro Andorinhas.
Em uma próxima etapa, Concluídos os pilares e travessas serão apoiadas as vigas em sua posição definitiva. As estruturas metálicas das pistas da esquerda e da direita estão sendo pré-montados no canteiro de obras, inclusive os pilones, que são as torres que sustentam os cabos de estaiamento da ponte.
Já a respeito das obras de ampliação e urbanização da Avenida Fernando Ferrari, o Governo do Estado concluiu mais uma etapa dos serviços e liberou a rua lateral ao Posto Presidente, que dá acesso à Lama, no trecho sentido Vitória x Serra.
Desde o último sábado, o acesso à rua Darcy Grijó (ao lado do Posto Presidente), está liberado. Neste trecho, a Avenida foi ampliada. O antigo pavimento foi retirado e foi construído um novo com três pistas de rolamento.
O fluxo de veículos no sentido Vitória – Serra havia sido desviado para a esquerda para que as obras e serviços de ampliação pudessem ser realizados. Mas não houve interrupção de trânsito e foram mantidas duas pistas de rolamento que garantiram a capacidade operacional da via.
Com as obras de ampliação e melhoria, a Avenida Fernando Ferrari passará a ter três pistas de rolamento em cada sentido, ciclovia, um viaduto de acesso à Ufes e terá o escoamento do trânsito ampliado também em decorrência da construção da nova Ponte da Passagem.
Até o momento, 87% das obras de ampliação da Avenida Fernando Ferrari já foram concluídas.
Ficha técnica
Trecho: Av. Fernando Ferrari
Extensão: 2,6 km (total)
Características Técnicas: 3 pistas de rolamento e recuo para
ônibus
Calçadas com guias para cegos
Ciclovias
Abrigos de ônibus iluminados
Demolição da passarela da Ufes
Construção de um viaduto perto da Rua Hugo Viola com a Av. Pedro Feu Rosa para que os carros que saírem da Ufes possam passar por baixo da Av.
FLUXO DE VEÍCULOS NO PONTO DO VIADUTO NOS HORÁRIOS DE PICO:
2.266 veículos/hora pico sentido Serra x Vitória manhã e 1.708 à noite
Sentido contrário: 3.022 manhã e 2.550 noite
Velocidade média hoje: 9 km/h Após ampliação: 25 km/h