ATENÇÃO REDOBRADA: Condutores que se deslocam pelas rodovias de Ribeirão Preto (SP) e região, entre Bebedouro (SP) a Igarapava (SP), precisam ficar atentos aos veículos canavieiros em circulação, devido ao escoamento da safra da cana-de-açúcar na região. Foto: Divulgação/Entrevias

De acordo com a concessionária Entrevias, responsável pelas Rodovias do Centro-Oeste Paulista, em meio à safra, veículos longos e pesados circulam em velocidade reduzida, e muitas vezes com refletivos em más condições; colisão traseira é o principal tipo de colisões

Condutores que se deslocam pelas rodovias de Ribeirão Preto (SP) e região, no eixo viário que vai de Bebedouro (SP) a Igarapava (SP), precisam ficar atentos aos veículos canavieiros em circulação, devido ao escoamento da safra da cana-de-açúcar na região.

Segundo a concessionária Entrevias, responsável pelas Rodovias do Centro-Oeste Paulista, entre segunda (8) e terça-feira (9), dois canavieiros tombaram na pista após os condutores perderem o controle na Rodovia Atílio Balbo (SP-322) e Rodovia Alexandre Balbo (SP-328), em Sertãozinho (SP) e Ribeirão Preto (SP), respectivamente.

Ainda de acordo com a empresa, tombamentos são comuns, mas levantamento realizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária mostra que o principal tipo de acidente (sinistro) envolvendo canavieiros é do tipo colisão traseira.

SAFRA DE CANA: Segundo a Entrevias, colisões são mais comuns na Via Anhanguera (SP-330), próximas a Jardinópolis, São Joaquim da Barra e Orlândia, e na SP-322, próxima a Sertãozinho, Pitangueiras e Pontal. Foto: Divulgação/Entrevias

Via Anhanguera

Segundo a Entrevias, colisões são mais comuns na Via Anhanguera (SP-330), próximos a Jardinópolis, São Joaquim da Barra e Orlândia, e na SP-322, próximo a Sertãozinho, Pitangueiras e Pontal, como o sinistro fatal na segunda-feira (8), no km 380 da Armando Sales de Oliveira, após um utilitário colidir na traseira de uma carreta carregada de cana.

De acordo com a concessionária, a segurança viária é preocupação constate da empresa, que sempre reforça o alerta para que os usuários mantenham distância segura do veículo à frente, e, principalmente, que percebam a diferença de velocidade existente. Veículos pesados circulam com lentidão devido ao peso da carga, situação que piora em trechos de aclive.

Levantamento

Segundo o levantamento da Entrevias, os casos são mais comuns no fim da tarde e à noite, momentos nos quais a visibilidade fica mais reduzida, uma vez que nem todos condutores de canavieiros seguem as recomendações previstas na legislação de trânsito, como a resolução 643/2016 do Contran, que determina a utilização de faixas refletivas na lateral e traseira de veículos de transporte rodoviário com peso bruto acima de 4.536 kg e tampouco mantêm a iluminação traseira adequada, infração passível de multa, de acordo com o artigo 230 do código brasileiro de trânsito (trafegar com equipamento obrigatório em desacordo).

Motoristas de carros de passeio que seguem em velocidade normal podem se deparar com caminhões  com velocidade muito reduzida, às vezes, estão a 40 km/hora em trechos de subida”, diz Jorge Baracho, gerente de Operações.

Excesso de peso e imprudência

Ainda segundo Baracho, pela observação diária e características das ocorrências, o excesso de peso e a baixa velocidade, aliados à imprudência de alguns motoristas de veículo pesado, explicam as causas de acidentes com as carretas carregadas.

Muitos motoristas desrespeitam os limites de peso e ignoram a legislação de trânsito, que determina a obrigatoriedade do uso das faixas refletivas, recurso que ajuda a dar mais visibilidade aos veículos, assim como iluminação traseira”, diz.

Outro fator que prejudica durante a safra a visibilidade é a falta de limpeza dos veículos após saírem dos canaviais. “Há muitos casos de motoristas que utilizam e criam acessos irregulares, que trafegam com a carga descoberta. A Entrevias não tem poder de polícia para autuar, fiscalizar ou deter os veículos em situações deste tipo, mas comunica a Polícia Militar Rodoviária que é quem deve fazer a fiscalização”, completa Baracho.

Sobre a Entrevias

A concessionária Entrevias é responsável pela operação, manutenção e modernização do lote Rodovias do Centro-Oeste Paulista, com um total de 570 quilômetros de vias no eixo entre Florínea (SP), na divisa com o Paraná, e Igarapava (SP), na divisa com Minas Gerais. Mais informações no site: www.entrevias.com.br. Em caso de emergência, ligue para 0800 3000 333.

2 COMENTÁRIOS

  1. Além da polícia rodoviária ir para cima dos usineiros…,a legislação deveria mudar sobre a potência caminhões mesmo pq 440 CV e velocidade controlada estão andando abaixo da velocidade permitida nas vias mesmo tendo permissão do Der

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