A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) decidiu que a nova praça de pedágio da Rodovia Adhemar Pereira de Barros, que liga Campinas ao Sul de Minas, será instalada no km 145,5, em Santo Antônio de Posse. Inicialmente, o pedágio de Jaguariúna, no km 123, seria desmembrado com uma praça em Mogi Mirim, no km 152, mas após estudos preliminares feitos pela concessionária Renovias, a Artesp optou pela mudança. A alteração foi feita por motivos técnicos e por aspectos ambientais que estavam inviabilizando a implantação do pedágio em Mogi Mirim.

A agência determinou que a concessionária Renovias, concessionária responsável pela SP-340, deve começar as obras a partir desta segunda-feira (19). Os novos levantamentos topográficos e estudo de tráfego para dimensionamento da nova praça são considerados parte das obras. O cronograma de execução não foi definido, por isso não há um prazo para a conclusão da construção.

Segundo a Artesp, os aspectos topográficos não eram adequados para a construção da praça no quilômetro 152. Além disso, o local possibilitaria a utilização de uma rota de fuga pelo distrito de Martins Francisco, em Mogi Mirim, que prejudicaria o tráfego urbano do distrito pelo aumento do fluxo de carros e caminhões.

Outro ponto levado em consideração pela agência, em relação aos impactos ambientais da construção, foi a existência de uma granja próxima ao local. O aumento da concentração de Gás Carbônico na atmosfera e a trepidação do solo iria interferir negativamente na criação das aves.

A Renovias, concessionária responsável pela SP-340, disse por meio de assessoria de imprensa que não vai se manifestar sobre a mudança.

Tarifas

A Artesp garantiu que a soma das tarifas nas duas cidades não vai ultrapassar os atuais R$ 8,20 cobrados em Jaguariúna, mas a praça em Santo Antônio de Posse será mais cara. A definição final do preço só será dada após a conclusão do cálculo da Artesp em relação ao trecho de cobertura de cada praça e a quilometragem que ela representa.