Construção da ponte na SE-438, a 'Rodovia Santa Clara', está em andamento
MELHORIAS: Construção da ponte na SE-438, a 'Rodovia Santa Clara', está em andamento. Foto: Divulgação/DER-SE

DER do Sergipe informou que, nesta semana, foram feitos os serviços de topografia, e removidas as antigas aduelas; trecho da rodovia foi arrastado pela chuva que atingiu o município em janeiro deste ano

Mais segurança e qualidade de vida aos moradores de Capela (SE). Esse é o objetivo do Governo de Sergipe, por meio do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), responsável pela obras de construção da nova ponte, na SE-438, que foi destruída pelas fortes chuvas que caíram na região em janeiro deste ano.

De acordo com a Autarquia, os trabalhos incluem alargamento, elevação e construção de uma ponte na rodovia, mais conhecida como ‘Rodovia Santa Clara’.

Segundo o DER, as equipes trabalham no local com o propósito de finalizar as obras, tão aguardadas pela população da região. Nesta semana, foi realizado o serviço de topografia, que determina as dimensões da superfície, e foram removidas as antigas aduelas para a  instalação de outras maiores em pontos estratégicos: antes e depois da ponte.

Além disso, as equipes irão instalar as sapatas, base principal das fundações da ponte, em dois pontos da estrutura, o que dará estabilidade extra.

Moradores satisfeitos

Algumas pessoas da comunidade acompanham os serviços com expectativa. é o caso da lavradora Lúcia dos Santos que aguarda ansiosa pela entrega da via. “Nunca houve algo assim antes. Essa ponte é essencial. Depois da chuva, ficamos aqui. Para sair, temos que pagar uma passagem de R$ 20 para um motoboy”, disse.

Construção da ponte na SE-438, a 'Rodovia Santa Clara', está em andamento
NUNCA VI: A lavradora Lúcia dos Santos disse que nunca houve algo assim antes. “Depois da chuva, ficamos aqui. Para sair, temos que pagar uma passagem de R$ 20 para um motoboy”. Foto: Divulgação/DER-SE

Além de Santos, o agricultor Maurício de Souza, residente no Povoado Zé Emílio, também contou sobre os momentos de aflição e sua expectativa. Morador há seis anos na região, ele disse que, com essa ponte, as vidas de todos irão melhorar. “A Topic para Aracaju não está passando ainda e preciso da liberação dessa via para vender a nossa mercadoria”, explicou Souza, que tem criação de tilápia em sua propriedade.

Construção da ponte na SE-438, a 'Rodovia Santa Clara', está em andamento
AFLIÇÃO: O agricultor Maurício de Souza, morador no Povoado Zé Emílio, também contou sobre os momentos de aflição e sua expectativa com a nova ponte. Foto: Divulgação/DER-SE

José Júnior também é agricultor e tem um lote do outro lado do rio, após o trecho que teve as aduelas arrastadas pela força da água. “Agora preciso percorrer oito quilômetros para chegar lá. Contamos com essa obra para sair desse sofrimento. Contamos com a sensibilidade do Governo”.

Construção da ponte na SE-438, a 'Rodovia Santa Clara', está em andamento
SENSIBILIDADE: José Júnior, agricultor, tem um lote do outro lado do rio, e foi atingido com as fortes chuvas. “Agora preciso percorrer 8km para chegar lá. Contamos com a sensibilidade do Governo”, disse. Foto: Divulgação/DER-SE

Início das obras

O Governo do Sergipe investiu mais de R$ 6 milhões na reconstrução da SE-438. As obras incluem a ponte, a pavimentação e a terraplenagem no trecho afetado pelas chuvas. Enquanto os serviços seguem, vias como a SE-339 e SE-226 são alternativas para os usuários.

Construção da ponte na SE-438, a 'Rodovia Santa Clara', está em andamento
TRABALHADORES: Equipe de trabalhadores atua na reconstrução da ponte na ‘Rodovia Santa Clara’. Foto: Divulgação/DER-SE

Chuvas intensas

Parte da SE-438, em Capela (SE), foi arrastada pela enxurrada que atingiu o município em janeiro passado. No momento do incidente, um veículo atravessava a via e, lamentavelmente, três pessoas morreram.

Na ocasião, choveu o equivalente a 187 milímetros, superando a média considerada normal de 50 milímetros. À época, o governador Fábio Mitidieri convocou o Comitê de Gerenciamento de Crise, instituído em 2023, com o envolvimento de todos os órgãos do Estado para a atuação na situação e assistência às vítimas.

Mitidieri também visitou os principais locais atingidos, inclusive Capela, para acompanhar a situação e deliberar sobre providências necessárias. Mais informações no site do DER-SE.