Trecho na BR-163/PA está sendo liberado para os caminhões

O trabalho de coordenação para garantir o deslocamento dos caminhões que estão na BR-163 em direção aos portos de Miritituba/PA continuou nesta terça-feira, 5 de março. O Diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, e o Diretor de Obras de Cooperação do Exército (DOC), general Viana, estiveram com as equipes nos cinco trechos críticos compreendidos entre Moraes Almeida e Novo Progresso.

Os trechos foram degradados pelas intensas chuvas e pelo aumento elevado do número de carretas, necessitando de bloqueio para recuperação das condições da trafegabilidade da via que saindo do Mato Grosso tem destino aos portos de Miritituba/PA. Ao longo de 12 horas, os diretores realizaram visitas técnicas em todos os trechos em recuperação, orientando as equipes de campo.

Trecho na BR-163/PA está sendo liberado para os caminhões

Status da operação – Em reunião de avaliação e coordenação realizada no Destacamento Xingu nesta noite, o 8° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) informou que dois pontos críticos foram trabalhados nesta terça-feira, na região da Serra da Santinha e na encosta norte da Serra da Anita. A empresa contratada realizou intervenção no aclive em frente ao restaurante Casa Roxa e ainda nesta noite finalizará a rampa em frente à Estância Castanheira.

O trabalho ocorre ininterruptamente, 24 horas por dia, e já começou também na região da Fazenda Sol Nascente, o qual será finalizado amanhã. O trabalho nos pontos críticos utilizou 450m³ de material pétreo no dia de hoje.

Os caminhoneiros têm recebido assistência de saúde por meio da equipe médica e de duas ambulâncias. Mais de 700 refeições foram distribuídas e 30 mil litros de água potável foram disponibilizados somente hoje para os caminhoneiros que estão no local.

Liberação – Na próxima sexta-feira, 8 de março, os trechos críticos da BR-163/PA estarão recuperados e o trânsito voltará a fluir. Pela manhã, será feita a liberação dos caminhões descarregados que retornam de Miritituba/PA para o MT. Após o fim da fila norte, o tráfego será reiniciado pelos veículos que aguardam na direção contrária, ainda carregados, com destino aos portos. No mesmo dia, será liberado tráfego de caminhões a partir de Guarantã /MT.

A equipe da Polícia Rodoviária Federal informou que receberá reforços de policiais e de veículos ainda nesta semana para auxiliar no controle do tráfego da região. Serão utilizados 4 carros com tração, 15 agentes, 8 motos e pelo menos 10 motociclistas na operação, havendo indicativo da possibilidade de incremento. Durante o inverno, o trânsito ocorrerá alternadamente em sentido único.

Fonte: Ascom/DNIT

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui