ACOSTAMENTOS: Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), assinou o contrato da obra de recuperação dos acostamentos da PR-489 entre Umuarama e Xambrê, na região Noroeste. Foto: Divulgação/DER-PR

Empresa vencedora deve iniciar os serviços preliminares em 1º de junho; são mais de 17 quilômetros atendidos, com investimento de mais de R$ 3,9 milhões

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), assinou o contrato da obra de recuperação dos acostamentos da PR-489 entre Umuarama e Xambrê, na região Noroeste.

Serão investidos R$ 3.959.086,98 na iniciativa, que vai atender os acostamentos de ambos os sentidos da rodovia, em uma extensão de 17,32 quilômetros. Os serviços devem iniciar em 1º de junho, com a mobilização de pessoal, equipamentos e insumos, bem como a implantação do canteiro de obras.

A obra tem prazo de execução de 270 dias, devendo ser concluída no final de fevereiro do ano que vem.

Está prevista a demolição manual nos locais com pequenos defeitos, seguida de reparos profundos, com execução de serviços de fresagem, implantação de novas sarjetas e saídas de concreto, além de aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ ), enleivamento e capina manual.

Segundo estudo do DER, mais de 1,7 mil veículos por dia trafegam pelo trecho que liga os dois municípios, que, somados, têm aproximadamente 120 mil habitantes.

MAIS SEGURANÇA:  Segundo o DER, mais de 1,7 mil veículos por dia trafegam pelo trecho que liga os dois municípios, que, somados, têm aproximadamente 120 mil habitantes. Foto: Divulgação/DER-PR

Ao longo dos anos, o acostamento vem se deteriorando, agora sendo necessária esta obra específica de recuperação, que vai garantir o aumento da segurança dos usuários do trecho.

Fonte: Ascom do DER-PR