O Coordenador da 16ª Unidade de Infra-estrutura Terrestre do DNIT, JOÃO JOSÉ DOS SANTOS, confirmou nesta segunda-feira em Criciúma que 70% das obras de duplicação da BR 101 devem ser entregues até o final de 2008. Conforme Santos ainda haverá desvios para finalização de alguns acessos e obras de arte, mas a meta é que a rodovia simples esteja concluída dentro do percentual de 70%. “Estamos satisfeitos com o andamento da obra”, salientou Santos, para um público formado por empresários e lideranças políticas de Criciúma, Tubarão e Araranguá.
Um dos pontos polêmicos da reunião, promovida pela regional Sul da FIESC e ACIC, ACIT e ACIVA foi o acesso à Criciúma em Içara. Para o vice-presidente regional sul da FIESC, Guido Búrigo, o acesso definido na Vila Nova é muito pequeno e deve ficar de difícil fluxo nos meses de verão.
No encontro foram apresentados os andamentos de obras nos lotes 27 e 28 da BR 101, onde foi apresentado o projeto para os acessos nas cidades da região e pontes em Laguna e em Araranguá. Em Laguna o projeto prevê uma ponte com vão livre de 200 metros estaiado.
O conjunto formado pelo viaduto (sob pilares, para não dividir a comunidade de Cabeçuda) e a ponte terá 2.825 metros de comprimento e 24 de largura. Esta obra vai custar R$ 428 milhões. Em Araranguá foi apresentada a proposta de duplicação sem aterro, mas com estrada elevada sobre pilares.
Antes da apresentação do andamento das obras da BR 101 representantes do Porto de Imbituba e da Ferrovia Tereza Cristina falaram sobre as alternativas logísticas ao transporte rodoviário existentes no sul do estado.