Dados mostram que 98% das ocorrências estão relacionadas ao excesso de velocidade e à embriaguez dos motoristas

Barra Mansa – A campanha “Educação para o Trânsito do Carnaval 2007”, iniciada na manhã de ontem, nas principais ruas e avenidas do Centro da cidade, quer chamar a atenção de motoristas e pedestres para o perigo da combinação álcool e direção. A campanha acontece até a próxima sexta-feira.

Quem passou pelo Centro recebeu orientações e um panfleto educativo sobre os perigos no trânsito e dicas de como curtir o Carnaval sem transtornos. A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Trânsito e Transportes de Barra Mansa (Coortran) por meio do Programa de Educação para o Trânsito (PET), tem o objetivo de diminuir os índices de acidentes no período do Carnaval na cidade.

Estatísticas do órgão revelam que 98% dos acidentes são causados pelo excesso de velocidade ou a embriaguez do motorista.

O mestre-de-obras José Silva considerou a campanha fundamental para conscientizar as pessoas. “O carro é praticamente uma arma e precisamos ter muita atenção porque colocamos em risco as vidas de outras pessoas também”, disse. Já o taxista Ronaldo de Souza afirmou que toda campanha de prevenção a acidentes é válida, principalmente nesta época do ano.
– Devem existir mais iniciativas deste tipo durante todo o ano. Eu, pelo menos, que estou nas ruas direto, vejo muitas barbaridades no trânsito – frisou.

Segundo o responsável pelo Coortran, Jorge Justo, durante o Carnaval as estatísticas mostram que os acidentes de trânsito aumentam em até 30%. “E destes, 60% são provocados por motoristas alcoolizados ou drogados. O nosso intuito é conscientizar a população de que o álcool, a droga e o veículo não combinam. A campanha só vai acontecer nas avenidas e ruas do Centro, e esperamos atingir entre 10 e 15 mil motoristas”, afirmou.