Através do Serviço de Atendimento aos Acidentes de Trânsito (SAAT), a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) divulgou nesta sexta-feira, 10, os números atualizados dos acidentes de trânsito registrados nas vias públicas de Aracaju durante o mês de setembro, com destaque para a queda dos índices envolvendo automóveis, a mais numerosa categoria de veículos em Sergipe.

O numero total de acidentes, seja com envolvimento de automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus ou outras categorias de veículos, foi de 378 acidentes em setembro, com 136 pessoas feridas e quatro vítimas fatais. De acordo com o SAAT, houve no período uma redução de 15% no número de ocorrências envolvendo automóveis em relação ao ano passado.

Foram 218 acidentes em 2008 contra 257 em 2007. No dia cinco de setembro aconteceu o maior número de acidentes, quando foram registradas 11 ocorrências, com 12 vítimas não fatais. No dia primeiro de setembro aconteceu a menor incidência de acidentes no mês, com apenas dois ocorridos e uma vítima não fatal.

Para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a implantação da Lei Seca e a chegada dos quatro novos bafômetros para a CPTran foram determinantes para a redução dos acidentes envolvendo automóveis. “Nossas campanhas de conscientização e a fiscalização estão dando certo. Temos condutores mais conscientes da segurança no trânsito. Ficamos muito satisfeitos com essa redução e ver que o nosso trabalho está dando resultados”, declarou Francisco Dantas, diretor-presidente do Detran.

Estatística

O oficial responsável pelo SAAT, Tenente Eduardo Vieira, informou que os dados são de grande importância para a companhia porque ajudará a identificar os pontos com maior carência de policiamento. “Além de ajudar no monitoramento dos pontos mais complicados, os dados também nos auxiliarão no desenvolvimento de campanhas educativas com o Detran e a Secretaria de Estados dos Transportes e da Integração metropolitana (Setram), para uma conscientização maior da população”, disse o oficial.