Ter o seu direito de dirigir suspenso, ainda que por um período curto de tempo, é grande problema para quem tem suas obrigações com trabalho, estudo, família e lazer e está em constante deslocamento.Mas, por outro lado, serve para uma reflexão sobre a conduta no trânsito, porque a suspensão é decorrente de acúmulo de pontos ou por cometimento de infrações gravíssimas. Para ajudar na solução desse problema foram criados cursos específicos de ensino a distância que ajudam os motoristas a fazer a reciclagem em qualquer lugar onde estejam, reavaliar sua postura e recuperar sua CNH.

Uma das instituições  sérias que oferecem esse serviço é o ICETRAN – entidade parceira da entidade de vítimas de trânsito, TRÂNSITOAMIGO – que focou todo o desenvolvimento da plataforma de Ensino a Distância (EAD) do seu Curso de Reciclagem do Motorista Infrator (CRCI) na reeducação, para que sejam redobrados os cuidados no trânsito. O ICETRAN é uma entidade que atua na educação e capacitação para o trânsito há quase 20 anos e é devidamente homologado e autorizado pelo DENATRAN e pelos Departamentos de Trânsito estaduais.

Carga horária do curso de reciclagem para condutores
Mesmo com as peculiaridades individuais que há de um estado para outro, a carga horária do CRCI é de 30 horas-aula e a grade curricular é a mesma em todo o país, independente da opção de assistir aulas presencialmente, frequentando Centros de Formação de Condutores ou pelo método a distância (EAD), que é online, 24 horas por dia em todos os 7 dias da semana.
A grade das disciplinas contempla:
Direção defensiva: 8 horas/aula
Noções de primeiros socorros: 4 horas/aula
Legislação de trânsito: 12 horas/aula
Relacionamento interpessoal: 6 horas/aula

Veja como funciona o curso, por exemplo, no estado do Rio de Janeiro

Motoristas com carteiras de habilitação suspensas emitidas pelo DETRAN/RJ devem adotar os seguintes procedimentos:
1° Passo: Entregar a CNH em um posto de habilitação de sua cidade ou então no Núcleo de Documentos Apreendidos (NUDA) do edifício sede, localizado na Avenida Presidente Vargas, 817, acesso 4 – Sobreloja, Centro – Rio de Janeiro.
2º Passo: Agendar o procedimento através do site do Detran-RJ ou pelos telefones 3460-4040 (Região Metropolitana), 0800-0204040 e 0800-0204041 (interior).
3º Passo: Pagar a taxa estadual DUDA (código 210-0 – INSCRIÇÃO CURSO / EXAME RECICLAGEM P/ COND. INFRATORES) e agendar o serviço Alteração de Dados/Reciclagem de Condutores
4º Passo: comparecer ao posto de habilitação ou no NUDA na data e hora marcada, com originais e cópias de identidade, CPF e comprovante de residência, além do DUDA pago. Neste atendimento, será aberto um RENACH (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação), e tirada uma foto junto com o cadastramento de biometria (coleta das digitais).
5º Passo: Com o protocolo em mãos o condutor acessa o site do ICETRAN, para matricular-se no curso a distância, define o seu estado e cidade e procede sua inscrição.

Pagamento
Após concluir os procedimentos iniciais no site do ICETRAN, o condutor receberá um e-mail com todas as informações sobre o pagamento do curso. Assim que identificada a compensação bancária do boleto ou a confirmação do pagamento pelo cartão de crédito o condutor estará apto a realizar o curso.

Quando começar as aulas a distância
1º Passo: Abrir a página do ICETRAN e, na área de acesso do aluno, colocar o CPF e a senha criada por você para acessar o curso e concluir todas as etapas do mesmo.
2º Passo: após concluir o curso você deverá agendar a sua prova teórica no site do Detran-RJ para realizá-la na data e hora marcada.
3º Passo: para ser aprovado na prova do DETRAN/RJ é necessário acertar 70% das questões respondidas. Se o condutor for reprovado deverá agendar uma nova prova pagando outro DUDA.
4º Passo: sendo aprovado, o condutor deverá retornar ao local onde entregou sua carteira para pegá-la de volta.

Dúvidas?
Em caso de dúvidas mande um e-mail para ead@icetran.com.br ou ligue por meio de telefone fixo convencional para 0800 006 9090, no horário comercial (08:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:30), de segunda a sexta-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui