O 10º Distrito Rodoviário Regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), com sede em Cachoeira do Sul, realizou esta semana uma operação tapa-buracos na RS-400, no trecho da divisa de Passa Sete com Candelária até as proximidades de Sobradinho. Conforme o prefeito de Passa Sete, Bertino Rech, o trabalho começou na sexta-feira. Afirma que, com a medida, as condições de tráfego melhoraram bastante.
Mas a situação no restante da rodovia, até o entroncamento com a RSC-287, em Candelária, está cada vez pior. O trecho está sob a responsabilidade do 3º Distrito do Daer, de Santa Cruz do Sul. Conforme o prefeito de Passa Sete, a situação está mais crítica na região de Vila Passa Sete e em Vila União, ambas no município de Candelária. A seqüência de buracos, muitos deles profundos, toma conta da estrada. As crateras em alguns locais chegam a dez centímetros de profundidade. As precárias condições de conservação exigem atenção redobrada dos motoristas, além de muita habilidade no volante e dose extra de paciência.
A falta de sinalização aumenta ainda mais as dificuldades dos motoristas, principalmente devido ao grande número de curvas e o declive do terreno. O perigo tende a se agravar ainda mais no inverno, quando a região possui alta incidência de neblina.