NOSSO MELHOR MOMENTO: Diretor de Vendas da DAF Caminhões Brasil, Gabriel Fernandes, revela ao Estradas que a montadora vive seu melhor momento no País, desde a chegada em 2011. Foto: Divulgação/DAF

Diretor de Vendas, Gabriel Fernandes, conversou com o Estradas, durante a Fenatran 2022, e revelou que a montadora tem como prioridade a segurança e, naturalmente, a ampliação das revendas

Vivemos nosso melhor momento no Brasil”. Essa frase do diretor de Vendas da DAF Caminhões no Brasil, Gabriel Fernandes, resume o cenário atual vivido pela montadora holandesa, que desembarcou no País, em 2011, para inserir no mercado seus potentes caminhões semipesados e pesados, nas configurações urbano e rodoviário.

Segundo Fernandes, a DAF tem objetivos claros para se expandir e crescer no mercado de caminhões semipesados e pesados brasileiros. “Nosso compromisso no Brasil é de longo prazo. Nós assumimos esse compromisso lá atrás, em 2011, desde que chegamos ao País, em 2011, quando participamos da nossa primeira Fenatran no Brasil, e, desde então, estamos participando de todas as edições da feira.”

Na visão do diretor, essa postura é um demonstrativo claro do compromisso que a DAF tem com o País, com os clientes e com os transportadores. “Nesta Fenatran 2022, trouxemos lançamentos; não somente para atender à nova legislação (Proncove P8 e Euro VI), mas também expandindo nosso portfólio de produtos. Isso é mais um sinal claro do nosso compromisso de longo prazo com o País e com o transportador. Estamos muito confiantes e feliz em participar nessa edição da Fenatran, reencontrando todos os clientes depois de período tão longo de pandemia, e trazendo novidades, reafirmando nosso compromisso com o País.”

Expansão de concessionárias

Fernandes acrescentou que a DAF Caminhões está em plena expansão de rede de concessionárias. “Em 2022, vamos finalizar com 60 pontos de atendimento. A nossa rede de concessionárias está toda aqui na Fenatran, muito entusiasmada e confiante; demonstrando o apreço e o interesse no negócio e sinalizando a expansão. Sem dúvida, no ano que vem, vamos continuar expandindo. Já temos esse compromisso firmado com nossas concessionárias.”

DAF XF, TECNOLOGIA DE PONTA: Campeão de vendas da marca, o DAF XF utiliza o motor PACCAR MX-13 de 12,9 litros, com potências de 480cv e 530cv. O caminhão é equipado com a última geração das transmissões automatizadas ZF TraXon, de 12 velocidades Foto: Aderlei de Souza

Competência tecnológica

Segundo Fernandes, em termos de surpresa, a DAF levou para a Fenatran 2022 um veículo elétrico, que não está nem será comercializado no Brasil. “Nossa intenção foi a de mostrar para os transportadores e para o mercado que a DAF, do Grupo PACCAR, possui as tecnologias disponíveis nos Estados Unidos e na Europa. “Quando for o momento adequado que a DAF entender que haja um ambiente favorável para esses combustíveis alternativos, a DAF certamente trará esses produtos para o Brasil. A surpresa da Fenatran foi demonstrar que a DAF tem competência tecnológica nos veículos elétricos”.

Linha CF e XF 2022

A DAF Caminhões Brasil lançou na 23ª edição da Fenatran as linhas de caminhões CF e XF Proconve P8/Euro 6, com Custo Operacional Total até 10% menor.

Segundo a montadora, esse salto em economia é possível pela combinação de uma nova calibração de injeção de diesel nos motores MX-11 e MX-13, nova bomba d’água variável, sistema EGR que permite menos consumo de Arla 32 e o uso do Controle de Cruzeiro Preditivo, agora de série em toda a linha.

De acordo com o diretor de Vendas, Gabriel Fernandes, a linha CF equipada com motor PACCAR MX-11 ainda ganha novas potências de 340cv e 370cv, que, somadas às atuais 410cv e 450cv, trazem maior versatilidade de aplicações para o modelo. Outra novidade é o opcional de suspensão pneumática full air para configurações 6×2 e 4×2, disponíveis ao mercado a partir do segundo semestre de 2023.

A DAF desenvolveu os motores PACCAR MX-11 e MX-13 da nova linha 2023 com o uso integrado das tecnologias EGR (Recirculação de Gases a Exaustão), SCR (Redução Catalítica Seletiva), com a adição do Filtro DPF (Filtro de Material Particulado). Este conjunto é essencial para reduzir drasticamente as emissões de óxidos de nitrogênio) e material particulado”, explicou Fernandes.

Segundo o diretor, as vantagens destas tecnologias é mais eficiência no tratamento dos particulados sólidos, que é popularmente conhecido como a fumaça visível que sai do escapamento. Além disso, a manutenção do Filtro de Material Particulado pode ser feita em até 540 mil quilômetros rodados, e o sistema ainda reduz o consumo de Arla 32 para apenas 5% em relação ao diesel.”

MOVIMENTO INTENSO NA FENATRAN: Estande da DAF Caminhões Brasil na Fenantran 2022 mostrou que a montadora está confiante em participar da Feira. “Reencontramos todos os clientes depois de longo período por causa da pandemia, e trouxemos novidades, reafirmando nosso compromisso com o País”, disse o diretor de Vendas, Gabriel Fernandes. Foto: Aderlei de Souza

Transporte de caminhões novos com responsabilidade

Um outro diferencial da DAF Caminhões é a forma como transporta os veículos novos, quando saem da fábrica em Ponta Grossa, no Paraná.

De acordo com Fernandes, acima de tudo está a segurança de todos os envolvidos no processo, do início ao fim. “Nosso processo de entrega do produto é muito simples. Nós temos dois transportadores, que fazem a entrega para toda nossa rede de concessionárias no Brasil, que nós chamamos de ‘caminhões embarcados’, em pranchas. Nós entendemos que esse é um modelo que tem diversas vantagens, e dentre elas, a própria segurança, do motorista, a integridade do veículo e a agilidade na entrega ao cliente.”

Fernandes acrescenta que o veículo se mantém em perfeitas condições no momento da entrega. “A entrega final para o cliente se dá por meio da nossa rede de concessionárias; fábrica-concessionária – caminhão embarcado em pranchas -, e concessionária-cliente, normalmente o cliente vai retirar o caminhão na concessionária. Basicamente, esse é o nosso modelo operacional hoje, no que diz respeito à entrega de caminhões.”

Segundo o diretor, quando o veículo novo é um cavalo mecânico, é possível colocar numa prancha até três unidades; quando é um modelo rígido (semipesado), dependendo da configuração, é possível colocar até dois caminhões por prancha. “A forma de entrega da DAF no Brasil se moldou ao modelo europeu, justamente, para garantir a segurança de todos as pessoas envolvidas no processo. A DAF entende que o risco de ocorrência de sinistros, da forma como é feita a entrega, diminui significativamente, porque em vez de colocar três motoristas transportando os caminhões novos, há somente um, que conduz a prancha; então o risco é reduzido em 1/3. O sinistro, logicamente, está presente, mas ocorre numa proporção muito pequena“, explica.

Veja mais detalhes da nova linha de caminhões DAF XF e CF, clicando nesse link.

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