Após uma série de audiências e reuniões sobre a concessão da rodovia MG-424, o assunto vai ser discutido também pelos deputados estaduais de Minas Gerais.  A proposta de duplicação, com cobrança de pedágio, no trecho entre a junção da MG-010 até o município de Sete Lagoas (Região Central), será debatida pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima quarta-feira, dia 6.

A reunião, que pretende discutir o impacto da cobrança aos contribuintes, foi solicitada pelos deputados João Leite (PSDB) e Sargento Rodrigues (PDT), e será no Plenarinho II, a partir das 15h30.

Segundo informações do gabinete de João Leite, o edital para as obras de duplicação do trecho prevê a instalação de um pedágio entre os municípios de Pedro Leopoldo e São José da Lapa.

Apesar de serem favoráveis à duplicação, os moradores de Pedro Leopoldo reivindicam a mudança do local da praça de pedágio. Além disso, segundo o gabinete, o trecho específico onde seria instalado o pedágio já estaria duplicado, em virtude das obras realizadas para a Copa do Mundo.

“A necessidade da realização de uma audiência pública sobre a implementação de pedágio na MG-424 surgiu após inúmeras reclamações da população das cidades afetadas. Outros setores serão afetados pela cobrança, como empresas de transporte de carga, transporte público coletivo e, também, o cidadão que precisa se deslocar até Belo Horizonte e que terá de arcar com um custo adicional durante o mês. A rodovia necessita de melhorias, mas a captação de recursos precisa ser estudada para que a população não seja prejudicada”, afirmou João Leite.

Concessão – Conforme o portal da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), a rodada de audiências públicas referentes à concessão da MG-424, que vai abranger uma extensão de 51 quilômetros, teria sido concluída no dia 21 de novembro. O prazo previsto para a concessão é de 30 anos e o investimento previsto é da ordem de R$1,06 bilhão.

Dentre as obras de melhoria previstas estão a duplicação de 12 quilômetros do trecho, a construção de faixas adicionais em 29 quilômetros, acostamento em 10 quilômetros e vias marginais em 3 quilômetros.

Entre os convidados para debater o assunto estão o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo de Campos Valadares, além de prefeitos e presidentes de câmaras municipais das cidades afetadas pela obra.

Fonte: Portal Impactto