O Detran/AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas) dá início, na segunda quinzena de janeiro, a uma série de cursos que visam a melhoria do setor. O órgão, neste início de ano, também está otimizando a fiscalização, investindo na informatização do licenciamento de veículos e começando a segunda turma da primeira colônia de férias com foco na educação para o trânsito.
Três importantes cursos serão oferecidos pelo Detran/AM. O primeiro é o de formação de instrutores e examinadores de trânsito, que abre inscrições em janeiro, com aulas previstas de fevereiro a abril. O segundo, de atualização, é voltado aos 20 policiais que passarão a compor a Companhia de Trânsito. O Detran/AM também irá promover um curso de reciclagem para os 11 mil condutores infratores com 20 ou mais pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Esses condutores serão notificados pelo Detran a apresentar justificativas para as infrações e estarão sujeitos à suspensão da CNH e à obrigação de participarem do curso de reciclagem.
Colônia de férias
O Detran/AM também dá início, no dia 15 deste mês, à segunda turma da colônia de férias com foco no trânsito, contemplando 35 crianças. A primeira turma, que encerrou suas atividades na sexta-feira (12), também contou com a participação de 35 meninos e meninas. Na colônia de férias, as crianças vivenciam atividades dentro e fora do Detran, com passeios pela cidade, oficina de pintura, sessões de vídeo, apresentações de teatro de fantoches e jogos educativos desenvolvidos na biblioteca do órgão.
A diretora presidente do órgão, Mônica Melo, informa que a colônia de férias será incluída no calendário do Detran/AM, com atividades em julho, novembro e dezembro. Ainda na área de educação no trânsito, a dirigente adianta que o Detran já está preparando as campanhas de Volta às Aulas e do Carnaval.
As novidades para este início de ano começaram com adoção do sistema wap, para detectar os carros com licenciamento atrasado. O sistema permite a transferência de dados pelo telefone celular.
Por meio deste serviço, os membros da companhia de trânsito e demais agentes do Detran podem verificar a situação dos veículos apenas informando ao sistema o número da placa. O recurso tecnológico começou a ser utilizado na semana passada. A diretora-presidente doórgão adianta que o órgão já está em fase de testes para a adoção do serviço de pagamento eletrônico de licenciamento, via internet.
Balanço aponta trabalho positivo
Para Mônica Melo, as expectativas em relação aos projetos que serão iniciados em 2007 são tão positivas quanto o balanço de 2006. “A avaliação do ano passado é bastante positiva. Conseguimos reduzir índices de acidentalidade, a educação esteve mais atuante do que em anos anteriores, assim como a fiscalização, que apreendeu um número maior de carteiras. Tivemos também um número recorde de atendimentos”, comentou.
Entre as ações de destaque do Detran em 2006, está a construção da sede da Cedv (Comissão de Exame de Direção Veicular), próximo a Expoagro, numa área de 18 mil metros quadrados, dando mais comodidade aos motoristas; o posto de fiscalização no entroncamento da Rodovia AM-010 e BR-174 e a adequação de setores na sede do Detran, em Manaus, destacando-se a construção de uma área para a instalação da Gerência de Educação para o Trânsito.
Em 2006, o Detran passou a emitir o novo modelo de carteira de habilitação, mais seguro contra fraudes. Além disso, o órgão tem registrado índices crescentes de emissão de carteira. Nos últimos três anos, houve um aumento significativo do número de pessoas habilitadas a conduzir veículo, que passou de 182.634, no período de 1999 a 2002, para 290.955, entre 2003 e 2006. Um aumento de mais de 59%.
No interior, o acréscimo foi de 111%. Ainda em 2006, o curso de atualização e renovação das carteiras foi estendido a 12 municípios do interior, alcançando 1.129 pessoas até outubro. Em todo o Estado do Amazonas foram 25.720 pessoas atendidas até aquele mês.
Investimento tecnológico
O Detran também investiu em tecnologia e na informatização da prestação de serviços na sede em Manaus. Em 2006, foi lançado o novo sistema de exames de legislação com prova digital e resultado em tempo real. No que se refere aos exames de direção, foi criado novo sistema de agendamento por horários, o que eliminou a fila de espera.
Foi lançado ainda o novo serviço de informação pelo celular, por meio do sistema wap. Com o serviço, os motoristas podem acessar informações sobre multas, taxas de licenciamento, débitos para regularização, Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), pontuação, infrações, resultado do exame de legislação etc.
Em 2005, foram apreendidas 905 carteiras, enquanto que em 2006 esse número passou para 1.315, um aumento de 31,17%. Deste total, foram cassadas, no ano passado, 290 carteiras e 396 foram suspensas. Nos outros 629 casos, os processos ainda estão em andamento.
Na área de educação de trânsito, o Departamento de Trânsito do Amazonas esteve mais próximo da comunidade, fechando até outubro com um total 195.175 atendimentos. O órgão realizou palestras em escolas, empresas e centros comunitários e inaugurou o novo espaço destinado à gerência de educação, com uma sala para palestras, cursos de treinamentos e uma biblioteca específica para assuntos relacionados ao trânsito, onde há quatro terminais com acesso ao site do Detran/AM.