O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) deu início à abertura de propostas de licitações para obras de pavimentação e restauração de 46 rodovias da malha rodoviária estadual, através do programa financiado com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), no valor de US$ 100 milhões e uma contrapartida de US$ 54,6 milhões do Governo do Estado. Serão beneficiadas 46 rodovias nas mais diversas regiões do Estado, abrangendo 80 municípios e mais de um milhão e 200 mil de habitantes, do Litoral ao Sertão.

Para agilizar o andamento do Programa, a licitação foi dividida em quatro lotes de rodovias, totalizando pouco mais de mil quilômetros. Serão 650 km de pavimentação e 369 km de restauração.

Extensão e valor por lote – O primeiro lote é constituído de 178 km e vai custar R$ 84,5 milhões. O segundo lote terá 195 km e investimento de R$ 89,9 milhões. No terceiro lote, são 215,5 km e custo de R$ 99,7 milhões, e finalmente, o quarto lote tem 230 km e investimento de R$ 106,9 milhões.

O Governo do Estado já antecipou a construção de 203 quilômetros, dos quais 43,7 já estão concluídos – a PB-348 – São Gonçalo/São José da Lagoa Tapada e a PB-071 – Jacaraú/Divisa PB/RN (Nova Cruz). O prazo para conclusão das obras, segundo revela o diretor superintendente do DER, Solon Alves Diniz, é de quatro anos e terá um investimento total de cerca de R$ 400 milhões.

As obras terão início tão logo sejam concluídas as licitações, possivelmente já a partir do próximo mês de julho. Como os recursos já estão assegurados através do contrato de financiamento assinado pelo governador José Maranhão, os serviços serão executados sem interrupção.

Benefícios – “O programa do governador José Maranhão para o setor rodoviário estadual é arrojado e jamais visto na Paraíba. Trará inúmeros benefícios para a segurança da trafegabilidade na malha rodoviária, garantindo o escoamento da produção agrícola e industrial e a movimentação das pessoas em busca de trabalho e lazer”, disse Solon.

Para o dirigente do DER, são obras estruturantes que permitirão o desenvolvimento sustentado do Estado. No lado social, os investimentos priorizam as regiões mais pobres, ou seja, as que apresentam menores índices de desenvolvimento humano (IDH). “Com isso, o Governo do Estado quer reduzir as desigualdades regionais”, completou.

Empregos – Durante a execução do programa, serão gerados mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, com aproveitamento de grande parte da mão de obra de cada região, movimentando a economia dos municípios por um bom tempo.

Após a execução do novo programa rodoviário, a Paraíba terá 3.150 km de rodovias pavimentadas dos 5.024 km da malha rodoviária estadual. É uma expansão de quase 30%, que somando-se as rodovias também restauradas recolocará a Paraíba no ranking nacional dos Estados com as melhores rodovias do País.

O DER participa do processo de negociação do programa desde a elaboração da carta-consulta dirigida ao Governo Federal e a CAF, depois passando pela elaboração dos projetos executivos e dos estudos ambientais até chegar à fase de licitação. Para isso, o superintendente Solon Diniz entende que foram fundamentais “a competência, dedicação e o empenho de todo o corpo de funcionários do DER”.