A diretoria de Engenharia do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) está iniciando as contratações dos estudos e projeto básico para duplicação da rodovia Geraldo de Barros (SP-304), no trecho entre Ártemis (km 179) e Águas de São Pedro (km 189). A estimativa é de que a rodovia passe a ter pista dupla, com 50 metros de faixa de domínio, canteiro central com cerca de quatro metros, além de dois trevos e duas passarelas. As obras têm um custo estimado em R$ 32,5 milhões, além de R$ 3,5 milhões cada trevo e R$ 500 mil cada passarela.

O projeto prevê ainda a execução do chamado contorno/variante de Águas de São Pedro, a partir do km 189 até o entroncamento com a SP-191. Em pista simples, as obras aproveitariam o leito antigo de uma vicinal, pavimentando 6290 metros e implantando um novo trecho com 9090 metros, com previsão de dois dispositivos em desnível, com duas obras: uma no rio Araquá (60 metros) e outra no ribeirão Samambaia (30 metros), com um custo estimado de R$ 15 milhões.

O governador José Serra (PSDB) já havia autorizado a execução de projeto técnico da Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo para duplicação em torno de 19 quilômetros da SP-304. O anúncio aconteceu em audiência pública em dezembro do ano passado, no Palácio dos Bandeirantes. Este projeto é o primeiro passo para se entender quais são as reformas necessárias e o orçamento previsto para que a duplicação seja feita.

A audiência marcou a entrega ao governador das assinaturas da campanha feita pela Gazeta de Piracicaba sobre a duplicação da SP-304. A reunião contou com a presença do diretor da Gazeta, Lourenço Jorge Tayar; o prefeito de Piracicaba Barjas Negri (PSDB); o prefeito de São Pedro, Eduardo Modesto; o deputado federal Mendes Thame (PSDB); Júlio Piatto, representante da Oscip Piracicaba 2010; Jorge Aversa Júnior, vice-presidente da Associação Comercial de Piracicaba (Acipi); e Flávio Castellar, presidente da Associação Comercial de São Pedro (Acisp).

O projeto técnico referente à duplicação vai levantar questões além dos custos para execução das obras, como: cronograma de reformas e eventuais divisões em etapas; condições da pista; trafegabilidade; levantamentos topográficos; e questões ambientais. Na entrega dos abaixo-assinados, Serra admitiu que não dava para falar em duplicação sem ter um projeto em mãos. “No governo a gente sempre vive duas situações: ou falta dinheiro ou temos dificuldades em gastar o que temos. O projeto vai nos orientar quanto a isso” – vale lembrar que o primeiro trecho da duplicação (de Piracicaba a Ártemis), foi feito pelo então governador Mário Covas, em 1996.

Campanha

Do dia 8 de agosto de 2007, quando houve o lançamento da campanha pela duplicação da SP-304 na Gazeta de Piracicaba, ao dia 6 de dezembro de 2007, na entrega dos abaixo-assinados ao governador José Serra (PSDB), foram nada menos que 41.921 assinaturas pedindo para que a rodovia Geraldo de Barros, que liga Piracicaba a São Pedro, fosse duplicada. Nesse intervalo de quase 120 dias, inúmeras adesões de entidades da região e acontecimentos como alguns acidentes – inclusive fatais – que ilustraram a necessidade de reformas urgentes no local. O lançamento da campanha aconteceu na sede da Gazeta, com a presença de autoridades das entidades participantes para explicação sobre a importância da duplicação e entidades comerciais e leitores se destacaram na mobilização.