MELHORIAS: Provias – programa de recuperação de rodovias do Estado de Minas Gerais, tem contribuído para a realização de obras fundamentais e históricas no que diz respeito à infraestrutura rodoviária do Estado. Foto: Divulgação/DER-MG

Melhorias trarão mais segurança e conforto aos usuários, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG)

Provias – programa de recuperação de rodovias do Estado de Minas Gerais, tem contribuído para a realização de obras fundamentais e históricas no que diz respeito à infraestrutura rodoviária do Estado.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), são novas estradas pavimentadas, pontes sendo construídas e recuperação de rodovias que mudam a realidade de municípios e pessoas de todas as regiões mineiras.

Na Zona da Mata, apenas nos trechos sob a responsabilidade da unidade regional do DER, próximos a Manhumirim (MG), sete empreendimentos contemplam a recuperação de mais de 260 km de rodovias.

O conjunto de obras nesta região, que está próxima à divisa com o Espírito Santo, representa um volume de investimento de mais de R$ 100 milhões. Dos sete trechos, três já estão concluídos, o que representa 48% dos serviços executados.

Um exemplo é a MG-265, do entroncamento da BR-482, próximo a Carangola (MG), até o perímetro urbano de Divino, que já conta com cerca de 16 quilômetros recuperados e sinalizados. O mesmo ocorre com as obras nos 29,2 quilômetros da MGC-482, entre Carangola (MG) e Fervedouro (MG), concluídas no final de junho.

O DER-MG também finalizou, em março deste ano, as obras de recuperação funcional em 82,5 quilômetros da MG-111, de Ipanema (MG) a Manhuaçu (MG), e da AMG-2905, do entroncamento da MG-111 até Simonésia (MG).

Já na LMG-834, entre Caiana (MG) e Espera Feliz (MG), e na MG-111, entre Manhumirim (MG) e a MGC-482, as obras seguem em processo de recuperação funcional. O mesmo ocorre com o trecho da MG-441 e MG-108, cujos trabalhos já avançaram mais de 90%.

Segundo o Departamento, foi iniciada, também, a recuperação do trecho de aproximadamente 50 quilômetros da MG-108, entre Lajinha (MG) e Mutum (MG).

O Provias está devolvendo aos moradores desta região a dignidade de circular por estradas mais seguras e com mais acesso a bens e serviços. Estas obras estão dando uma nova dinâmica para a circulação de mercadorias e da produção. Impactos positivos que abrangem tanto questões econômicas, sociais e de saúde”, pontua o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Segundo o coordenador regional da 29ª URG do DER-MG, em Manhumirim (MG), Marcos Oliveira, as melhorias também favorecem o transporte de cargas, principalmente do setor cafeeiro, responsável pela maior fonte de receitas da região. “Outro benefício está relacionado ao fomento do turismo da região, principalmente nos redores do Parque Nacional do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira”, explica o coordenador.

Comerciante e produtor rural de Lajinha, Walter Nunes afirma que já percebe os benefícios da recuperação das estradas. “Transito pelas rodovias da região todos os dias porque tenho propriedade rural em Durandé e comércio em Lajinha. Vejo que a diferença é muito grande. Foi uma ação importante para melhorar a qualidade de vida da população”, destaca.

O agricultor ressalta, ainda, que os benefícios da revitalização do pavimento dos trechos rodoviários vão muito além do aspecto econômico. “Vai dar mais segurança e conforto para quem precisa ir a consultas médicas em Manhuaçu e Muriaé, por exemplo. Vai ajudar demais”, comemora.

PROVIAS: O Provias se divide em dois eixos: recuperação, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado; e pavimentação e construção de pontes, que possibilitam novas ligações entre regiões de Minas. Foto: Divulgação/DER-MG

Progresso

Até o momento foram viabilizados R$ 2,5 bilhões em investimentos que contemplam 122 empreendimentos rodoviários.

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o pacote de obras, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.

O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.

Pico da Bandeira

O turismo também será impulsionado com a conclusão das obras na região. Isso porque o Pico da Bandeira, o ponto mais alto do sudeste brasileiro, localizado no encontro dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, está localizado no Parque Nacional do Caparaó.

O local atrai muitos turistas, principalmente durante as férias de inverno, principalmente em busca do clima frio e das expedições ao cume do Pico da Bandeira e do Pico do Cristal.

Com informações da Ascom do DER-MG

35 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo governador, está cuidando das rodovias de minas como nenhum outro , promovendo dignidade,e o direito fundamental de ir e vir,um exemplo de gestão.

  2. Eu acho que Aimorés deveria fazer parte do Espírito Santo porque agora que eu acabei de crer, recuperaram o asfalto até Ipanema e Mutum parece que o estado é daí pra frente Aimores não faz parte de minas não só pode . Entre Aimorés e Mutum nem asfalto tem são 75 kilometros comendo poeira e ainda tem aquele pedaço horrível da 259 que passa dentro de aimorés que tá daquele jeito a anos.

  3. De Espera feliz mg a dores do Rio preto és só pintaram as faixas está com muito buraco uma absurdo

  4. não vai recapiar trecho do trevo de Espera Feliz até carangola cheio de buraco na descida da serra principalmente próximo campo de futebol buraco puro.

  5. É muito interessante o trabalho que o provias está fazendo, diz que vai aumentar a segurança na estrada, porém, quando vc têm que pegar a BR262 como ficamos. Vamos andar só em estradas estaduais. Vergonha pura. Passamos com frequência por Manhuaçu e na divisa com o ES em Pequia. O Zema esse palhaço que tem pretensão de virar presidente, devia passar por lá e pedir ao Espírito Santo que faça o que ele não tem coragem pra fazer. Só Deus na nossa causa. Milagres

  6. Alguém sabe dizer como está a situação da estrada Itahen bahia, Palmópolis MG?

  7. Pelo que vi, foi feito uma pintura por cima dos buracos na 482 após a cidade de Dores do Rio Preto. Nem buraco tamparam pra disfarçar. Vergonhoso.

  8. Estão esquecendo de Manhuaçu???

    Está um LIXO a estrada!!! Ou melhor sempre foi horrível!!!!

    Tem alguma previsão de refazer todo o asfalto???

    Não tem lógica uma cidade tão importante da região e ter uma estrada que corta a mesma, estar quase intransitável.

    E os comerciantes que estão a beira da estrada, não falam nada???

  9. O der de Minas Gerais pode responder em século eles vão melhorar aquele trecho que vai da divisa do com Minas Gerais entre o final de baixo guandu até o trevo que vai pra mutun e resplendor ou seja centro de amores

  10. Vergonha mesmo é o trecho de Realeza até a divisa do ES, da BR 262, que corta Manhuaçu. Há anos esse trecho é deplorável, com tantos buracos e desníveis e serviços de tapa-buracos mal feitos.

  11. No trecho de Realeza até a ponte da divisa de Minas com o Espírito Santo, a situação é vergonhosa, tudo de ruim, total desrespeito com o cidadão em geral, com os moradores da região e com quem precisa utilizar aquela rodovia. Está assim há anos. Passei por lá há uma semana. Ele está incluído nesse recapeamento?

  12. Que obra? Pintaram o asfalto em cima de buraco. Acho que esqueceram de fazer a obra, começaram pelo final.

  13. Gostaria de saber do DER/MG, acerca do acesso asfáltico de Santa Rita do Itueto, a Br 259 em Itueto. O governador fica falando em separar o Brasil. Trate de cuidar do Estado de Minas Gerais.

  14. E O TRECHO MAIS CRÍTICO DA BR-262 DE MANHUAÇU ATÉ A DIVUSA QUE TEM MUITOS BURACOS, QUE SAO VERDADEIROS CRATERAS E SEM ACOSTAMENTO SEGURO, E O TRECHO CRÍTICO TAMBÉM DE JOÃO MOULEVADE ATÉ MANHUAÇU MG DA BR-262

  15. ESTRADAS QUE LEVAM SENTIDO VIÇOSA MURIAÉ SAINDO NO ESPIRITO SANTO TA UM LIXO .NAO SEI COMO A POPULACAO DAQUELA REGIAO CIRCULA ALI.

  16. O trecho entre mutum até a ecruzilhada de Ipanema,onde é terra batida,sera que não merecia ser asfaltada??

    Também o trecho dentro de Aimorés, que já tem anos que vive na precariedade.

  17. Trecho de Abre Campo até a divisa com o ES é uma vergonha então na passagem dentro de Manhuaçu é pra lá de vergonhoso é humilhante passar nesse trecho e esse problema é crônico e nada se faz para melhorar .

  18. Gostaria de ver incluída no pro vias a MG425, que liga o distrito de São Candido (Caratinga), a BR458. São 7km esquecidos pelos políticos da região. Esse trecho tem grande fluxo e que em dias de chuva vira atoleiro e com sol é poeira e buraco. Alguém sumiu com o dinheiro no passado, pois em alguns órgãos mostra como já asfaltada. Mauro Lopes prometeu que se eleito para seu décimo mandato que asfaltaram este trecho, pois gosta muito desse local, fico imaginando se não gostasse o que faria, pois com 9 mandatos não fez nada pelo distrito.

  19. De Dom Joaquim a Senhora do Porto São 24 km de estrada de terra horrível onde o percurso é feito gastando quase duas horas. Quando chove torna-se intransitável. Cadê o asfalto que há anos é prometido? As rodovias mineiras são uma vergonha. Nota zero.

  20. Mar de Espanha até Sapucaia Rj no papel asfalto na real só terra

  21. Gostaria de saber sobre a rodovia que corta, Aimorés mg, sentido divisa do ES , divisa com baixo guandu, está uma vergonha principalmente dentro da cidade com grande fuxo de caminhos pesados.Quando irão tomar uma providência?

  22. A divisa de Mg e ES ( Aimorés Baixo guandu) é uma vergonha. Um tapa na cara dos mineiros.

    • Tinham que acertar de Minas é a 262 que quando sai do Espírito santo e entra em Minas é visível a diferença.As estradas de minas estão uma porcaria. Manhuaçu então nem se fala, é vergonhoso uma pista daquela. Infelizmente tenho que ir a minas constantemente mas se pudesse evitar com certeza não iria.

  23. Mentira!!!! Só pintaram as faixas… buraco puro.. passei lá ontem. Mentir de zema é casa grande. Mentir purAaaaa

    • Outro trecho que tá bem ruim é de apiaca até manhuacu muito buraco da parte do ES santo tá bom até a divisa mas daí pra lá só Jesus na causa

  24. Tudo bem q o provias chegou e a recuperação das estradas é visível aos olhos do contribuinte, mas pqp precisa ter tanto quebra molas?

    • Incrível como podem postar uma foto de um trecho bonito e esquecer dos demais todo remendado. Gente vamos lembrar também do entrocamento do jangadeiro passando por Itaipé MG até Novo cruzeiro MG está uma vergonha. Pista cheia de remendos do tapa buracos, canaletas sujas,mato tomando conta da pista,fala sério.

      No Estado de Minas tá uma vergonha.

  25. Cadê as melhorias na mg 105 , joaima/ águas formosas! Trecho sem asfalto! Quando chove ,as linhas de ônibus, não chegam ao seu destino final! Ex governador Valadares/ almenara, via Teófilo otoni, os passageiros ficam ilhados! Sem prosseguir viagem ! Trecho, de jequitinhonha/ pedra azul, terra pura! Sem asfalto!

    • De lajinha a Mutum por enquanto só no papel, porque asfalto está todo cheio de remendos,mas já colocaram um radar pra arrecadar para o estado que é muito pobre

    • O der de Minas Gerais pode responder em século eles vão melhorar aquele trecho que vai da divisa do com Minas Gerais entre o final de baixo guandu até o trevo que vai pra mutun e resplendor ou seja centro de amores

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