PAVIMENTAÇÃO: DER de Minas iniciou as obras de implantação e pavimentação de um trecho de 7,8 km, entre Limeira do Oeste (MG) e Chaveslândia (MG), na região do Pontal do Triângulo. Foto: Divulgação/DER-MG

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), serviços incluem trecho de 8 km, de Limeira do Oeste a Chaveslândia

Iniciadas as obras de implantação e pavimentação de um trecho de 7,8 quilômetros, entre Limeira do Oeste (MG) e Chaveslândia (MG), na região do Pontal do Triângulo, conforme cronograma do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Segundo o Órgão, a construção da nova estrada será entre o entroncamento da LMG-865 e o acesso à estrada municipal Antônio Cabrera Mano. Os trabalhos incluem a construção da ponte sobre o Ribeirão Reserva, com dimensões de 32m de comprimento por 10,50m de largura e um custo total de R$28,8 milhões.

De acordo com o DER de Minas, os serviços fazem parte do programa Provias, considerado o maior pacote de obras rodoviárias dos últimos dez anos. A Ordem de Serviço (OS) foi emitida em maio e a empresa contratada já mobilizou pessoal, equipamentos, instalou o canteiro de obras, realizou o levantamento topográfico primitivo e executou limpeza do local onde será erguida a ponte. 

Pavimentação de 23 km

A obra compõe um conjunto de intervenções viárias na região, que contempla, ainda, pavimentação de 23,2 quilômetros da estrada, que vai ligar a LMG-865, em Limeira do Oeste (MG), até o entroncamento da BR-364, em Chaveslândia (MG).  

O trecho já está sendo pavimentado desde março de 2022 também ganhará uma ponte de concreto sobre o Ribeirão Lama, com extensão de 29 metros. O investimento é de cerca de R$ 42 milhões, também, no âmbito do Provias e já contam com quase 60% dos serviços realizados.  

Importância econômica

A implantação e pavimentação dos trechos de rodovia permitirão importante avanço no transporte dos insumos de cana-de-açúcar, intenso cultivo extrativista da região para o setor sucroalcooleiro e para as associações de agricultores nas proximidades de Limeira do Oeste. 

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, as duas obras farão parte do sistema viário no extremo Oeste do Triângulo Mineiro, o que permitirá a aproximação de uma importante via de interligação regional, favorecendo a geração de emprego e renda, além de facilitar a ligação com o canal de São Simão, integrando o modal rodoviário com o sistema hidroviário e ferroviário no Pontal do Triângulo. 

Aos poucos estamos recuperando a capacidade de investimento e isso nos permite levar o desenvolvimento econômico e social para todas as regiões de Minas, por meio de aporte de recursos para a melhoria da malha viária. Há muito que fazer, mas a determinação do Governador Romeu Zema é clara: tornar Minas um estado cada vez mais competitivo, oferecendo uma melhor infraestrutura logística”, explica. 

Provias

O Provias é um marco em Minas com a recuperação de mais de 2.500 quilômetros da malha mineira. 

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o pacote de obras vai requalificar as estradas de Minas com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias. 

O programa também trará reflexos econômicos positivos para o estado. A expectativa é que sejam gerados 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Com informações da Ascom do DER-MG

5 COMENTÁRIOS

  1. Há várias localidades que necessitam de investimentos do Governo de MG.
    É certeiro o esquecimento do Leste de Minas, região de Peçanha, Coroaci, Virgolândia, Virginopolis, Divinolândia, Dom Joaquim, Guanhaes, etc.
    Não há acesso que incentive investimentos.
    Lamentável.

  2. Estrada que liga Carneirinho a Estrela da Barra também e um importante centro

  3. Bambui à Luz, Bambui à Piumhui quando irá sair . Entra ano sai ano à mesmo coisa barro ou poeira

  4. Vai asfaltar de São Gotardo a Serra da Saudade MG , estradas precarias precisa de escoar produção ,e a região está abandonada. Nós pagamos impostos?

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